Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/09 às 17h15 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

13ª Vila Olímpica no Bandeirante

00000303

Neste sábado, dia 24, às 11h, o governador José Roberto Arruda e o presidente da Novacap, Luiz Carlos Pietschmann, anunciam a criação de mais uma Vila Olímpica, a 13ª a entrar em construção, que vai funcionar nas instalações do Clube do Sesi, no Núcleo Bandeirante. Às 11h30, eles inauguram a Praça da Vitória, na Vila Cauhy.

Depois de quase dez anos à frente da Administração do Sesi Parque Núcleo Bandeirante, a entidade devolve o local ao governo, mas de acordo com o presidente da Novacap, o clube vai continuar funcionando como é hoje até o dia 19 de dezembro. “Não podemos interromper as atividades que são feitas ali. Vamos fazer as adaptações necessárias para transformar o clube em uma vila olímpica sem prejudicar seu atual funcionamento e as pessoas que utilizam suas instalações, inclusive as atividades ministradas hoje no local vão permanecer na programação da futura vila”, garante Pietschmann.

O Sesi Parque Núcleo Bandeirante tem uma área de aproximadamente 50 mil m2 e está localizado no Núcleo Bandeirante. Hoje, o espaço tem piscinas, quadras poliesportivas cobertas, quadras de areia, campo de futebol, pistas de cooper, academias de ginástica e parquinhos, pista de atletismo. A Novacap vai fazer pequenas obras para adaptar o que já tem no clube ao projeto de uma vila olímpica, como cobertura da quadra para se tornar um ginásio. A ideia é que a vila funcione ainda como escola integral, de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

O projeto é resultado de uma parceria entre o GDF e o Sistema Fibra (Federação das Indústrias do DF), por meio do Sesi. Durante todo o dia, serão oferecidas à comunidade inúmeras atrações esportivas e de lazer, com brinquedos infláveis, jogos de salão e música.


Praça da Vitória

 Ciclovia 2

Após o lançamento da vila olímpica, o governador, acompanhado do presidente da Novacap, inauguram a Praça da Vitória, na Vila Cauhy. Os trabalhadores da Novacap, órgão responsável pela construção da praça, entraram em contagem regressiva para a entrega de mais essa obra. Mas o trabalho não acaba ali. Uma ciclovia, já batizada de Trilha dos Pioneiros, vai interligar a Praça da Vitória ao parque do Núcleo Bandeirante, a ser implantado, e à Vila Olímpica, no antigo Clube do Sesi.

 

Todo esse projeto foi batizado de Parque dos Pioneiros e é o primeiro dos Pontos de Encontro Comunitários (PECs). Depois de concluído, vai beneficiar diretamente as populações do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way e Riacho Fundo I. De acordo com o presidente da Novacap, Luiz Carlos Pietschmann, serão 172 PECs em todo o Distrito Federal. “São locais onde a comunidade vai se encontrar, praticar esportes, brincar, jogar e principalmente conversar”, explica. Os endereços já estão sendo definidos pela equipe da Novacap.

 

Depois de dois meses de obras, a Praça da Vitória surge na entrada da vila, como um belo cartão de boas-vindas. O projeto é do engenheiro paisagista, Hitoshi Nakamura, da Novacap, que tem se destacado por seu trabalho ecologicamente correto. Sua marca principal é o reaproveitamento de materiais da natureza, como troncos, para dar ao projeto um ar rústico, sem agredir o meio ambiente.

 

Um pórtico, a ser construído na entrada da vila, caracteriza a luta da comunidade local. No interior da praça, vai ter teatro de arena com coreto em eucalipto tratado, kit malhação, pergolado de troncos, playground de madeira, recanto com mesas e bancos de madeira.

 

A Trilha dos Pioneiros, uma ciclovia que começa a ser construída agora e deve ter aproximadamente oito quilômetros, vai interligar o PEC do Núcleo Bandeirante/Park Way/Vila Cauhy e ainda englobar o Parque dos Pioneiros (antigo Sesi). A pista seguirá pelas margens das BRs 060 (Brasília/Goiânia) e 040 (Brasília/Belo Horizonte) até o limite da RFFSA e da mesma forma terá pergolados, playgrounds, kits de malhação, academias para a Melhor Idade e pontes em áreas ecológicas para travessia do córrego.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300