Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/10 às 17h44 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

A história da Novacap em livro


O livro Novacap, 50 Anos por Brasília foi lançado em cerimônia que contou com as presenças da vice-governadora, Ivelise Longhi; do secretário de Obras, João Batista Padilha; do presidente, Celso Roberto Machado Pinto; dos diretores; da neta do ex-diretor, Ernesto Silva, Carolina da Silveira Alves; da filha do ex-presidente Armando Buchmann, Maria Helena Buchmann; e de todos os integrantes da Comissão 50 Anos. O evento foi realizado no saguão do prédio da Presidência.
Foram quatro anos de trabalho de pesquisa apuradíssima nos meandros da Novacap, desde sua criação, em 56. Fotos, vídeos, textos, relatórios, memorandos… nada escapou aos olhos atentos dos membros da Comissão. “Temos orgulho de termos participado desse projeto. O mérito não é nosso, é da Novacap, que conseguiu entrar para a história construindo e contando uma história tão bonita de um pedaço do Brasil”, disse Luíza Helena Bezerra Cruz, coordenadora da Comissão.
A vice-governadora, em seu discurso, parabenizou os empregados da Companhia. Segundo ela, a Novacap tem a importância que tem hoje no cenário de Brasília por causa de seus empregados. “A Novacap são os seus trabalhadores, que desde o início da nossa capital mostram do que são capazes de fazer. Aqui nesse livro está retratada uma parte dessa saga”. O presidente concordou que o livro é uma apenas uma parte da história. “Aqui estão os primeiros 50 anos da Novacap, que já está preparada para os próximos 50, porque seus funcionários têm força de trabalho”, disse.
O ex-presidente, Silvio Carlos Pimenta Jaguaribe, presente ao evento, garantiu: “É uma obra-prima. É uma volta ao passado”, comentou, emocionado.
De fato, quem lê o material afirma que o livro emociona a cada foto, a cada texto, a cada parágrafo. Quem participou dos fatos narrados ali, vai reviver cada um. Quem não teve esse prazer, vai conhecer a história da construção de Brasília, sob a ótica da empresa que construiu a Nova Capital do Brasil. Um belo trabalho.
Parabéns a toda a equipe da Comissão 50 anos: Armando Buchmann, Augustus Rubens Oliveira Nazareno, Evaldo Lopes de Oliveira, Hélio Mendes da Silva, José Alberto Barros, Luíza Helena Bezerra Cruz, Nelson Cândido da Silva e Robert Alves da Silva.
Cada funcionário da Novacap vai receber um exemplar, que será entregue nos fundos do prédio da GRH (Gerência de Recursos Humanos).

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300