Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/12 às 17h54 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Artistas da Novacap mostram seu talento

A última sexta-feira teve um clima diferente na Novacap. No período da manhã, diretores, secretário geral, chefes, coordenadores  e inúmeros funcionários foram agraciados com a 1ª exposição de Artes Plásticas – “Um elo entre o azul e o amarelo – Trabalho, arte e equilíbrio”, promovida pelo Movimento Cultural O Mutirão, com o apoio da Novacap. A exposição traz trabalhos de funcionários da Companhia que procuram na arte a qualidade de vida e a melhora da auto-estima. 
 
Na abertura, que aconteceu na galeria dos presidentes no hall de entrada do bloco “A”, o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, os diretores Administrativo, André Fortes, de Edificações, Daclimar de Castro, de Obras Especiais, Maruska Holanda, e Financeiro, Evandro Machado, além do secretário geral, Danilo Aucélio, prestigiaram os artistas e incentivaram suas obras.
 
“Achei extremamente oportuno o nome da exposição Um Elo entre o azul e o amarelo. Juntas, as duas cores dão o verde, a cor que melhor representa o trabalho de urbanização, de paisagismo e de respeito ao meio ambiente, feito pela Novacap nesse mais de meio século de história. Parabéns a todos os nossos artistas, que se aventuraram no desafio de expressar o mundo pela pintura e pela arte”, elogiou o diretor André Fortes, parabenizando também o trabalho do O Mutirão.
 
Coordenador do evento, o presidente do O Mutirão, José de Ribamar Cutrim, falou da luta do Movimento Cultural para incentivar os funcionários da Novacap a buscarem seus talentos. “Esse é um importante trabalho de resgate e de melhora da autoestima, além de contribuir com o ambiente de trabalho”, reforçou.
 
A exposição conta com a participação de funcionários e professores, que tiram as dúvidas dos visitantes. Para Andrea Uchôa, que trabalha na Ouvidoria da Novacap, fazer parte da equipe de artes trouxe qualidade vida, além de estímulo para voltar a estudar. “Me sinto mais motivada para trabalhar, depois de anos sem estudar. Encontrei na arte o meu equilíbrio e hoje estou no 4º semestre da faculdade de artes plásticas” afirma, empolgada.
 
O diretor Evandro Machado ressaltou que, nos últimos anos, a Novacap tem buscado preservar e resgatar a autoestima dos funcionários, por meio da realização de eventos e da integração dos funcionários. “Todo esse trabalho se reflete em mais produtividade e ajuda no crescimento coletivo da Companhia”.
 
Segundo a diretora Maruska Lima, além de incentivar os funcionários que estão na ativa, o trabalho com as artes plásticas contribui para manter ativos aqueles servidores que aderiram ao então Plano de Demissão Voluntária (PDV) ou aqueles que estão aposentados. “Todos temos uma missão. Mesmo depois de sair do mercado de trabalho, é possível superar as dificuldades da vida por meio da arte. Esse trabalho não pode parar”, lembrou.
 
Após os discursos, o “artista das palavras” Domício Chaves recitou um belo poema e abriu o coquetel para os presentes. A Galeria está aberta à visitação gratuita, de segunda à sexta, no horário do expediente.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300