Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/12 às 15h33 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Avançam as obras nos Eixinhos e na W3


Faixas não exclusivas já irão receber a última camada de asfalto. Em 7 de setembro está previsto o início do recapeamento dos corredores exclusivos para ônibus, que receberão asfalto especial.
 
As obras de recuperação do asfalto nos eixinhos Sul e Norte e na W3 Sul e Norte estão em ritmo avançado. Iniciado em 28 de junho nos eixinhos, e em 16 de julho na W3, o serviço de recapeamento executado pela Novacap, sob a coordenação da Secretaria de Obras, já foi praticamente concluído nas faixas não exclusivas, que receberão agora a última camada de cobertura asfáltica. As obras de recapeamento das vias do DF fazem parte do programa. Qualidade de Vida e Cidadania, da Casa Civil. Estão ainda incluídas nele o projeto das ciclovias, a recuperação das calçadas e outras ações de manutenção da cidade.
 
A intervenção nos corredores para ônibus deve começar em 7 de setembro. As pistas exclusivas foram deixadas para depois devido ao asfalto especial que será aplicado nas vias. Com mais flexibilidade e resistência, o material utilizado reduzirá a deformação causada pelo trânsito de veículos pesados. A conclusão total das obras deve ocorrer no final de outubro.
 
Além da recuperação do asfalto, as pistas estão recebendo serviços de fresagem, recomposição, recapeamento, reciclagem e microrrevestimento. As obras receberam investimento de R$ 18 milhões, recurso liberado pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), que é coordenada pelo chefe da Casa Civil,Swedenberger Barbosa, e presidida pelo governador Agnelo Queiroz.
 
De acordo com o secretário de Obras, David José de Matos, as avenidas mais desgastadas são prioridade. “Há mais de 15 anos o asfalto não recebe uma intervenção desse tipo. Não se trata de uma operação tapa-buraco, mas sim de uma recuperação nos locais que mais se deterioraram com o tempo”, explica Matos.
 
Um dos diferenciais dessa iniciativa é o horário de execução: das 21h às 5h. O objetivo é evitar transtornos aos condutores de veículos que trafegam pela área central de Brasília. As avenidas não estão sendo interditadas durante a realização do serviço. Pelo menos uma faixa permanece liberada para o tráfego de veículos.
 
Mais obras previstas – A recuperação asfáltica, que faz parte da preparação de Brasília para receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014, será estendida a outras vias da capital. A L4 Sul e a W4 Sul são as próximas a serem recuperadas. A intervenção começa em 9 de setembro.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300