Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/12 às 20h05 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Brasília completa 52 anos com intensa programação cultural e esportiva no mês de abril


O Governo do Distrito Federal já definiu a programação do Aniversário de Brasília. Em comemoração ao 52º ano da cidade, as atrações selecionadas terão foco no lado criativo e no desenvolvimento contínuo da cultura local, além do esporte.  Nesta linha, os artistas regionais serão destaque nas atrações previstas. O cronograma das atividades principais começou no último sábado (14) e segue até o dia 28 de abril.
 
A já tradicional festa de aniversário acontecerá durante todo o fim-de-semana dos dias 21 e 22 de abril. Shows de bandas locais e nacionais animarão a cidade. Na Praça do Museu da República será montada uma estrutura para receber Oswaldo Montenegro, Fernanda Takai, Nando Reis, Kleiton e Kledir e outros. Já no palco montado na Esplanada dos Ministérios cantarão Chico César, Capital Inicial e Caetano Veloso.
 
Mas as comemorações do aniversário da Capital do Brasil começarão muito antes do dia 21. Já no dia 14 de abril a Esplanada dos Ministérios virará palco da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Até o dia 23 deste mês o evento trará a cidade grandes escritores que apresentarão seus trabalhos para todos os presentes. A Bienal também será espaço de lançamento de livros, seminários, debates, palestras, oficinas, exibição de filmes e apresentações teatrais. As ações serão para toda a família com as rodas de contação de histórias, noites de autógrafos, debates com autores.
 
No campo do esporte o Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2012 aquecerá os ânimos dos brasilienses e turistas para o período.  A partir do dia 15, as melhores duplas da modalidade disputarão, na Esplanada dos Ministérios, uma vaga para as Olimpíadas de Londres. Esta será a quarta vez consecutiva que Brasília representa o País ao receber o evento internacional. 
 
Ainda para os esportistas, no sábado seguinte, a Esplanada também abrirá espaço para o Basquete. Por três semanas, os atletas brasilienses se enfrentarão por uma vaga para a Liga Internacional da modalidade. A competição ainda envolve cultura e movimento social Hip Hop. No dia 21 de abril, data oficial do aniversário de Brasília, haverá ainda a 6ª edição da Maratona Brasília de Revezamento, um circuito de 42,1 km a ser percorrido por milhares de atletas, em equipes masculinas, femininas e mistas.
 

Partindo para o ramo do turismo, cultura e entretenimento, a Capital Federal reabrirá as portas de um importante atrativo turístico. No dia 20 de abril, o Catetinho será entregue totalmente reformado à população e aos visitantes. A reinauguração do espaço será marcada pelo Baile dos Pioneiros. Além disso, a Torre de TV Digital será entregue no dia 21 de abril. O local possui um mirante de 360º com 182 metros de altura que permite uma vista privilegiada da cidade.
 

Na semana do aniversário, A Universidade de Brasília (UnB) receberá o Festival Latino-Americano E Africano De Arte (FLAAC). Exposições como “Memórias Sob o Céu De Brasília”, do Arquivo Público, e “Salvador, Rio de Janeiro, Brasília”, do fotógrafo Ake Borglund, serão algumas das fontes de conhecimento sobre o início e desenvolvimento da capital brasileira.
 
A espiritualidade poderá ser exercida no 2º Congresso Espírita, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entre 13 e 15 de abril, os jovens e adultos da cidade debaterão o tema “Terra: A hora da regeneração”. 
 
Confira a programação completa no site www.vemviverbrasilia.com.br

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300