Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/20 às 9h45 - Atualizado em 8/06/20 às 9h45

Fábrica de pré-moldados da Novacap impulsiona obras

 

As obras de recuperação e revitalização de infraestruturas públicas continuam a todo vapor durante o período de pandemia. E um dos grandes aliados do GDF nestes trabalhos é a fábrica de pré-moldados de concreto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O processo de fabricação das peças é baseado na sustentabilidade e gera uma economia de até 40% para os cofres públicos.

 

 

|400 Peças de meio-fio produzidas por semana pela Novacap

 

 

Nesta sexta-feira (5), meios-fios provenientes da fábrica foram instalados por equipes do GDF Presente e da Novacap na pista do balão do aeroporto. Na próxima semana, outras peças têm previsão de instalação em diversos pontos, entre eles a nova Praça dos Estados, a Ponte das Garças e no viaduto que liga a L4 Sul à pista de acesso para a Ponte JK.

 

A fábrica de pré-moldados produz mais de 20 itens de concreto, como peças de meio-fio, bloquetes intertravados para pavimentação, tampas de bueiro, bancos e pilaretes. A produção do concreto que irá preencher as formas utiliza material reaproveitado de restos de construção e demolição, que é triturado, além de água de reuso não potável, proveniente de reservatórios de água da chuva ou do Viveiro II da Novacap.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Conservação e Reparos da companhia, Pedro Paulo Isaac, a fábrica de pré-moldados produz por semana cerca de 400 peças de meio-fio (que podem pesar de 50 a 100 quilos, dependendo do modelo) e 2,3 mil bloquetes de concreto (peças que pesam entre 4 e 5 quilos).

 

 

 

“Nosso objetivo é deixar a fábrica o mais moderna possível e aumentar a produção. Estamos com uma demanda grande, nosso intuito é continuar atendendo bem ao DF”, destaca Pedro Paulo.

 

Produção sob demanda e reeducandos

 

Em sua maior parte, a fabricação das peças pré-moldadas é feita de acordo com solicitações enviadas à Novacap pelas secretarias e administrações regionais. “Já chega para a gente o local onde as peças serão aplicadas e a quantidade, aí a gente produz e marcamos a retirada do material”, acrescentou.

 

Além de garantir uma importante infraestrutura pública para o DF, a fábrica de pré-moldados da Novacap também auxilia em um outro aspecto: toda a mão de obra vem da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

 

“Antes da pandemia, a gente tinha cerca de 30 reeducandos trabalhando aqui. É uma segunda chance que estamos dando para eles, é bom fazer parte também desse processo”, arremata o gestor.

 

Fábrica de pré-moldados da Novacap impulsiona obras do DF

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300