Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/20 às 11h36 - Atualizado em 5/02/20 às 15h20

Feira do Núcleo Bandeirante já tem projeto de revitalização

 

 

Um espaço moderno, com tecnologia, acessibilidade, conforto e segurança para os seus frequentadores, mas sem perder suas características. Essa é a concepção do projeto de revitalização da Feira do Núcleo Bandeirante, apresentado hoje, 4 de fevereiro, aos representantes dos órgãos parceiros envolvidos na execução do Programa Feira Legal.

 

O secretário Executivo das Cidades, Fernando Leite, os presidentes da Novacap, Cândido Teles, e do BRB, Paulo Henrique Costa, e o administrador regional do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho, estiveram na feira para conhecer o projeto arquitetônico que vai transformá-la num espaço acolhedor para as famílias que frequentam e oferecer um melhor ambiente de negócio aos feirantes.

 

Durante o encontro, Fernando Leite ponderou que as feiras têm uma tradição muito grande em todo o Distrito Federal, pois é o ponto de encontro das famílias. No entanto, ao longo do tempo, elas foram se degradando por razões diversas e as famílias foram se afastando.

 

Segundo o secretário, a proposta do governador Ibaneis Rocha é resgatar essa tradição de Brasília. “O que estamos fazendo é desenvolver estudos e projetos em conjunto com BRB e Novacap para fazer uma grande reforma, uma grande melhoria em todas as feiras do Distrito Federal”, disse.

 

“Queremos modernizar as feiras, levar os recursos de tecnologia como WI FI e serviços de redes sociais, que podem ajudar na segurança com o uso de câmeras com identificação facial e na própria comercialização de produtos. Vamos ter também serviços de som e rádio interno”, informou Leite.

 

Outro ponto de transformação será nos boxes dos feirantes que passarão a ter mezaninos para armazenar material e os restaurantes também terão cozinha no andar superior, liberando, assim, espaço para melhor acessibilidade dos usuários.

 

Ainda, os investimentos incluirão as praças de alimentação pois o objetivo é oferecer espaço de convivência para as famílias.

 

“As feiras foram o primeiro ponto de encontro da oferta e procura do mundo. Elas deram origem, inclusive, ao dinheiro. O governador tem um carinho muito grande pelas feiras e estamos trabalhando em quatro mãos para dar uma resposta imediata à sociedade”, disse Cândido Teles.

 

O presidente da Novacap reforçou a informação de que este ano o Feira Legal vai revitalizar 10 feiras e, até o final do governo, o programa alcançará todas as unidades do DF. “Vamos dar maior mobilidade às pessoas, maior segurança, e melhorar a rentabilidade dos feirantes”, disse.

 

O Programa será viável com a parceria do BRB, que oferecerá desde o treinamento, produtos e serviços financeiros. “O nosso objetivo é capacitar e fazer os feirantes avançarem em seus negócios e estimular uma opção de lazer tão importante para as famílias brasilienses”, afirmou o presidente do banco.

 

A Feira do Núcleo Bandeirante foi escolhida por ter sido a primeira do Distrito Federal e o estudo feito para a modernização do local tem a perspectiva de unir o antigo ao moderno, de forma a não perder as suas características.

 

A responsável pelo projeto, a arquiteta e assessora especial da Secretaria Executiva das Cidade – Cristina Nogueira Pontes Feitosa, explica que elaborou uma proposta pensando em aproveitamento do que existe, com foco em acessibilidade e sustentabilidade. “Não vai ter intervenção 100%. Vamos customizar o que tem e usar os mesmos materiais”, disse.

 

“Essa parte cultural que a feira representa para toda a sociedade vai ser mantida. O Feira Legal vem resgatar exatamente isso. Vamos mostrar para todos no Distrito Federal um modelo do que pode ser empreendido em uma feira desse porte”, disse o administrador da Cidade.

 

Fonte: Cristiane Rocha Pitta

 

*Fonte da matéria Secretaria Executiva das Cidades

 

 

Feira do Núcleo Bandeirante projeto de revitalização

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300