Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/13 às 16h15 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Governo lança Sistema de Acompanhamento de Obras do DF

davi filippelli

O Governo do Distrito Federal agora conta com um programa geral e integrado de monitoramento das obras públicas, que passam a ter todas as informações concentradas dentro do software InfObras. Seguindo decisão do governador Agnelo Queiroz, o programa foi desenvolvido pela Secretaria de Obras especialmente para concentrar os dados relacionados a projetos e execução de obras. O lançamento oficial aconteceu hoje (08/04), no auditório da Caesb. Amanhã, começa o treinamento dos multiplicadores, servidores que serão os instrutores dentro dos órgãos de origem.

De um modo geral, o Sistema de Acompanhamento de Obras do Distrito Federal (InfObras) permite o monitoramento de todas as demandas, passando pelas etapas de projeto, licitação, contrato e obra. Isso fará com que gestores e funcionários de diversas áreas possam ter acesso às informações pertinentes a essas etapas, com detalhes da execução e fiscalização.

O evento contou com a presença do vice-governador Tadeu Filippelli, do secretário de Obras, David de Matos, do secretário de Transportes, José Walter Vazquez, do presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, do presidente da Novacap, Nilson Martorelli, do diretor geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, da presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi e do presidente em exercício da CEB, Mauro Martinelli. Na oportunidade o secretário de Obras, David de Matos, destacou que com a implantação do InfObras o governo passa a contar com uma importante ferramenta para gerenciar e fiscalizar de forma rigorosa todas os projetos e obras em execução pelo Governo do Distrito Federal, em todas as regiões administrativas. Além disso, demandas da comunidade que forem apresentadas via Ouvidoria ou divulgadas por meio da Imprensa, por exemplo, serão acompanhadas até o seu desfecho.

Já o vice-governador Tadeu Filippelli, escolhido coordenador das obras públicas do Distrito Federal por determinação do governador Agnelo Queiroz, afirmou que o principal objetivo do InfObras é facilitar acesso às informações sobre as obras, de modo a otimizar todo o trabalho dos órgãos que compõem a máquina pública. “Isso vai permitir que Secretaria de Obras, Novacap, Caesb, Secretaria de Transportes e DER, entre outros, trabalhem de forma integrada, uma vez que todos eles disponibilizarão no programa informações pertinentes a cada uma de suas obras”, explica. Ele também destacou que a concretização do InfObras era uma meta desde o início do atual governo.

O programa disponibiliza várias formas de pesquisa, podendo ser feita por cidade ou tipo de obra. Mas para que todos os dados estejam disponíveis para consulta, como propõe o software, será preciso inserir no sistema o passo a passo das licitações e contratos. Isso exige que a cada andamento do processo, os dados sejam atualizados. É com este objetivo que os idealizadores do projeto darão início ao treinamento dos multiplicadores, como forma de alcançar todos os servidores responsáveis pelas informações em cada órgão de governo.

O treinamento terá duração de 20 horas e, inicialmente, será oferecido a funcionários da Caesb; Novacap; DER; Secretaria de Transportes; CEB; Metrô e Vice-Governadoria, dos setores de Cadastramento das demandas recebidas; Análise dos projetos e orçamentos; Licitação; Contratação e Pagamento e Fiscalização de Obras.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300