Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/20 às 15h02 - Atualizado em 1/10/20 às 15h02

GPS auxilia no monitoramento de roçagem pelo DF

Sistema de georreferenciamento da Novacap fiscaliza operações e traz eficiência

 

 

Mais eficiência na gestão e na fiscalização: é com este objetivo que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) possui em funcionamento um sistema de monitoramento em tempo real, por meio de georreferenciamento, de 100% dos serviços de roçagem executados no DF. O resultado foi tão positivo que, a partir do primeiro semestre de 2021, também englobará o monitoramento das podas de árvores.

 

O Sistema de Gerenciamento de Áreas Verdes, ou SGAV, funciona da seguinte maneira: todos os 500 equipamentos utilizados na roçagem são conectados por meio de georreferenciamento por satélite (GPS) que, a cada 30 segundos, enviam um sinal para a central da Novacap.

 

Se em uma determinada área o equipamento saiu antes do programado, o sistema envia um alerta para o fiscal da área, que vai até o local averiguar se o serviço foi realmente completo. Em caso positivo, ele sinaliza no sistema que já está tudo feito e, se houver pendência, a empresa contratada tem até 72 horas para concluir o serviço.

 

Pelo SGAV, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap também consegue, por meio de um telão, acompanhar em tempo real todo o fluxo de trabalho, utilizando uma legenda de cores em cima das regiões onde estão acontecendo as roçagens que marcam áreas que já foram finalizadas, o que ainda será feito e locais com demandas extraordinárias. Anualmente, a Novacap investe R$ 80 milhões na roçagem de terras pelo DF.

 

|1.500 funcionários, divididos em 140 equipes, fazem o serviço de roçagem da Novacap|

 

De acordo com o chefe do DPJ, Raimundo Oliveira, o SGAV implementado na Novacap traz mais segurança e eficiência: “Era uma necessidade de controle que a Novacap tinha e, através de planejamento da área técnica do DPJ, nós implantamos esse sistema. Traz eficiência, transparência e a possibilidade de um controle que não tem como burlar, pois é um sistema fechado que só a Novacap tem acesso”, explica.

 

A instituição do sistema de monitoramento em tempo real segue a nova filosofia de trabalho da Novacap baseada na modernidade. “O DPJ já entrou nessa fase de modernização e começamos a correr atrás de tecnologia de georreferenciamento e sistemas eletrônicos de medições das atividades realizadas. A nossa bandeira é a de menor intervenção possível, trabalhando de uma forma técnica e usando a tecnologia ao nosso favor”, explica Raimundo.

 

|186 milhões de metros quadrados é a área total estimada de roçagem no DF|

 

Um trabalho essencial

 

A roçagem é um dos serviços mais requisitados para a Novacap, seja por meio da ouvidoria do GDF, seja por pedido direto das regiões administrativas. O DPJ estima que a área total de roçagem no DF seja de 186 milhões de metros quadrados. A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, ressalta a importância deste trabalho: “O serviço de roçagem é essencial para manter a limpeza e conservação da nossa cidade. Cuidar dos espaços públicos na RA-I é nosso compromisso e contamos com a colaboração da Novacap, mesmo nos períodos de chuva que exigem maior frequência no corte de gramíneas”.

 

Atualmente, o serviço de roçagem da Novacap é feito por mais de 1.500 funcionários divididos em cerca de 140 equipes. Já as podas de árvore contam com um efetivo de cerca de 500 funcionários atuando em 40 times.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300