Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/12 às 18h48 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Mané Garrincha, uma obra sustentável


A sustentabilidade é um tema cada vez mais discutido e vem sendo adotado por muitas empresas públicas e privadas que se preocupam com a preservação do meio ambiente. E com a Novacap não é diferente. Na noite desta quarta-feira (31), o presidente da Companhia, Nilson Martorelli, acompanhado da diretora de Obras Especiais, Maruska Lima, e da representante do Consórcio Brasília 2014, Arlene Rosa, participou do II Encontro Iesb de Sustentabilidade, para apresentar aos alunos universitários a obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
 
Na abertura da palestra, Nilson falou do trabalho da Novacap e da importância da obra para Brasília. “A obra do Mané é a menina dos olhos de Brasília. É uma obra sustentável, executada com o que há de mais moderno em termos de sustentabilidade e aproveitamento de materiais”. Segundo o presidente, os materiais que foram retirados do antigo estádio foram reutilizados na nova obra.
Nilson destacou a importância da nova arena de futebol para a capital, já em 2013. “Brasília está confirmada para sediar a partida de abertura da Copa das Confederações no dia 15 de junho do próximo ano. Isso movimentará não só o mercado de trabalho, mas também o turismo e projetará a cidade nacionalmente”, avaliou.
A diretora Maruska, conhecida como a “mãe do estádio”, contou um pouco de sua experiência na obra, que começou em 2007, quando começaram os estudos preliminares do estádio já focados na sustentabilidade. Para Maruska, sustentabilidade não envolve só os recursos naturais, envolve também o social, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. “É muito importante pensarmos na obra, mas a qualidade de vida é o bem-estar das pessoas que vão conviver com essa construção, tanto na fase de desenvolvimento, quanto depois de entregue”, afirma.
Arlene Rosa, que trabalha diariamente aplicando a sustentabilidade no canteiro de obras do estádio, ministrou a palestra “Ações Ambientais no Canteiro de Obras do Estádio Nacional de Brasília” e explicou todo o sistema de implantação da sustentabilidade com os quatro mil funcionários da obra, desde a qualidade da água utilizada até a utilização de produtos químicos.

A obra do Estádio Nacional deve ser concluída em 31 de dezembro deste ano.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300