Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/12 às 13h52 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Nos 56 anos da Novacap, DF recebe nova usina

O Distrito Federal já pode contar com uma nova usina de asfalto. Na quarta-feira (19), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) inaugurou o novo maquinário, com capacidade para produzir 120 toneladas de massa por hora. A antiga fábrica da Companhia produz 30 toneladas por hora. A inauguração aconteceu durante a extensa programação do aniversário de 56 anos da Novacap, com as presenças do governador do DF, Agnelo Queiroz, do vice-governador Tadeu Filippelli, dos secretários de Obras, David José de Matos.
O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado de sua esposa, Ilza Queiroz, inaugurou a usina que recebeu R$ 1,3 milhão de investimentos do GDF. Agnelo lembrou a saga da construção da Nova Capital do Brasil foi criada. “A Novacap foi quem viabilizou a construção de Brasília e, 56 anos depois, continua construindo as nossas cidades com muita competência e dedicação”, elogiou.
Para o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, foi um dia muito simbólico para o Distrito Federal. “Hoje, nos 56 anos da Novacap, estamos celebrando o desenvolvimento e a excelência na prestação dos nossos serviços. Estamos quadruplicando a nossa capacidade de produção de massa asfáltica, de 30 toneladas para 120 toneladas/hora. Antes do início da chegada das chuvas, já poderemos reforçar todas as operações e evitar os constantes transtornos causados pelo período chuvoso”, afirmou o presidente.
A antiga usina também continuará em operação, o que garantirá uma capacidade de produção de 150 toneladas/hora, muito acima da demanda de todo o Distrito Federal. Para o vice-governador, Tadeu Filippelli, o aumento na produção de massa asfática vai ajudar Brasília na nova etapa de infraestrutura. “Novos equipamentos foram adquiridos e novas missões e compromissos foram dados à Novacap, que vem respondendo de forma correta e à altura, com a recuperação de toda a malha viária e a implantação de infraestrutura nas novas comunidades, como os condomínios Sol Nascente, Por do Sol, e tantas outras obras do Distrito Federal”.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a gaúcha Bonafer (
www.bonafer.com.br). O novo maquinário, mais moderno e com sistema a gás, atende a todas as normas e exigências ambientais, com menor emissão de poluentes.
Também prestigiaram a cerimônia de inauguração da nova usina os secretários de Transportes, José Walter Vasquez, Meio Ambiente, Eduardo Brandão, Administração Pública, Wilmar Lacerda, o presidente da Caesb, Célio Biavati, o diretor geral do DER, Fauzi Nacfur, o senador Rodrigo Rollemberg, o deputado federal e ex-presidente da Novacap, Luiz Pitiman, o secretário adjunto da secretaria de Obras e também ex-presidente da Companhia, Maurício Canovas, os deputados distritais Rôney Nemer, Chico Vigilante, Luzia de Paula e Cláudio Abrantes, além de vários administradores regionais.


Qualidade do asfalto 
A exemplo da usina antiga, o novo maquinário atenderá aos rigorosos testes de qualidade do asfalto. Os agregados (pó, pedrisco, areia, brita e cimento asfáltico de petróleo) só serão liberados após rigorosos testes, realizados de acordo as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ao longo do primeiro semestre de 2012, a Novacap, sob a coordenação da Secretaria de Obras e da Casa Civil, realizou um levantamento de toda a estrutura do pavimento do Distrito Federal, como forma de avaliar os pontos que requerem manutenções corretivas e preventivas.
Por meio dos recursos previstos e aprovados pela Junta de Execuções Orçamentárias (JEO), da Casa Civil, estão sendo investidos, sob a coordenação da Secretaria de Obras, desde o último dia 28 de junho, R$ 250 milhões na troca do asfalto de todas as principais vias do DF. Os eixinhos W e L, as avenidas W3, no Plano Piloto, e Elmo Serejo, em Ceilândia, já estão recebendo a nova malha asfáltica. “Para evitar os transtornos no trânsito, as operações sempre são realizadas no período noturno, das 21h às 5h”, explicou o secretário de Obras, David José de Matos.
Além da troca e recuperação do asfalto, a Novacap mantém as contínuas operações de limpeza de bocas de lobo, roçagem de grama e poda de árvores. Todos os dias, a Companhia retira cerca de dez toneladas de lixo e entulho das galerias de águas pluviais. Até o início de setembro, já foram desobstruídos 65 km de rede pluvial, foram limpas mais de oito mil bocas de lobo e trocados mais de cinco mil poços de visita.
Disque Novacap – Para solicitar os serviços de manutenção de via (recuperação e operação tapa-buracos), limpeza de bocas de lobo, poda de árvore e roçagem de grama, a Novacap disponibiliza a central 3403-2626, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300