Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/12 às 14h47 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Nota sobre as bacias de detenção do DF

Sobre o diagnóstico apresentado pela Adasa, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informa que a própria Companhia também realiza anualmente este levantamento sobre a situação das bacias de detenção, sempre no período da estiagem.


Neste ano, o levantamento de campo começou a partir de junho, sempre acompanhado pelo trabalho de manutenção preventiva das redes de drenagem das cidades (bocas de lobo e redes de drenagem pluvial).

Agora, nos meses de agosto e setembro, a Novacap dará início ao trabalho de manutenção preventiva das bacias de detenção, por meio da limpeza do material assoreado (entulho e mato), com a utilização de mão de obra especializada, além de máquinas e equipamentos da própria Companhia.

Assim que o projeto Águas do DF for autorizado e implantado, a Novacap fará a contratação, por meio de licitação, de empresa especializada para auxiliar na limpeza rotineira do sistema de drenagem pluvial como um todo (tanto das redes, quanto das bacias de detenção).

 
Vale ressaltar que atualmente o DF possui 38 bacias em funcionamento e 6 em fase de construção. A primeira bacia construída foi a do Parque da Cidade. Todas as bacias são consideradas de qualidade e têm o objetivo de reter os resíduos sólidos minimizando o impacto destes resíduos nos receptores (córregos, rios e lagos).

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300