Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/20 às 16h20 - Atualizado em 10/02/20 às 16h20

Novacap inicia período de plantio com 50 mil novas árvores até março

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) iniciou os trabalhos previstos no Programa Anual de Arborização do DF. Nesta primeira fase, que será realizada nos meses de fevereiro e março, serão distribuídas 50 mil mudas de árvores em 44 localidades.

 

O objetivo do programa é manter a arborização já consolidada em locais como o Plano Piloto, além de expandir para as demais regiões. A previsão do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap é que nesta edição sejam plantadas 150 mil árvores em todo o Distrito Federal.

 

“O plantio de árvores é uma ação da Novacap de extrema importância. Quanto maior o número de árvores, maiores os benefícios para saúde e bem-estar dos moradores. Além disso, as diversas espécies já fazem parte do dia-a-dia das pessoas que aguardam ansiosas a floração dos ipês, por exemplo”, afirma o chefe do DPJ, Raimundo Silva.

 

O ipê, inclusive, será a espécie plantada em maior quantidade. Ao todo, das 150 mil mudas, 70 mil serão da árvore símbolo da cidade. Nesta primeira fase, das 50 mil, 40 mil serão ipês de diversas cores. Na EPTG e no Eixo Monumental serão plantadas quatro mil mudas da espécie, duas mil em cada um dos locais.

 

Todas as mudas foram produzidas nos viveiros da Novacap. A empresa prioriza o plantio de espécies do Cerrado, nativas do bioma do DF. “Outro cuidado que nós técnicos tomamos é com a época em que realizamos o plantio. É fundamental que ocorra durante o período de chuvas, o que reduz significativamente a possibilidade das mudas “não vingarem” devido à seca excessiva”, explica Raimundo.

 

Memória: em 1961, na recém inaugurada Capital Federal, foram introduzidas 8,6 mil mudas de Cássia (Cassia Siamea Lam), trazidas do Rio de Janeiro. Plantadas em vários locais, entre eles, na avenida W3 Sul, a espécie possuía floração amarelo-clara, embelezando a cidade. Porém, na década de 1970, a arborização da cidade ficou comprometida devido ao ataque de severas pragas. Para tentar solucionar o problema, a Novacap implantou o programa de arborização no DF. A partir daí, passou-se a realizar pesquisas voltadas para o plantio de espécies nativas e a arborização de Brasília passou a obedecer a critérios técnicos.

 

 

Novacap inicia período de plantio com 50 mil novas árvores

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300