Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/13 às 19h30 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Novacap instala “lixeiras verdes” no Plano Piloto

Em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e com o Conselho Comunitário da Asa Sul e da Asa Norte, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início à instalação de contêineres para o recolhimento do chamado “lixo verde” nas superquadras e quadras do Plano Piloto.

Este serviço já foi iniciado em algumas quadras da Asa Sul e da Asa Norte e a escolha do local de instalação dos equipamentos é feita em acordo com as prefeituras de quadras e com os síndicos dos condomínios. O objetivo é normatizar o local de recolhimento, fazendo com que cada quadra, incluindo todos os prédios, descarte o lixo verde no local destinado, de forma a facilitar a coleta.

Segundo o chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Rômulo Ervilha, atualmente cada prédio residencial descarta o lixo em um local diferente, o que dificulta, muitas vezes, o recolhimento e a localização de demandas e reclamações por parte dos moradores. ”O intuito deste trabalho é facilitar e promover o recolhimento mais efetivo, regular e sustentável do lixo verde”, explica Ervilha.

Inicialmente, a Novacap está colocando os equipamentos nas prefeituras que estão em contato com o DPJ. Caso a quadra ou prédio residencial necessite de lixeiras verdes, a Novacap disponibiliza o telefone da Ouvidoria, pelo número 3403-2626.

As primeiras quadras contempladas na Asa Sul foram 413, 107, 312, 108, 704, 715, 215, 402 e 103. Na Asa Norte, as quadras 204, 207, 312, 713 e 305 também já contam com os contêineres especiais.

Saiba Mais

Lixo verde é o nome dado a todo material gerado pela manutenção de jardins, de áreas públicas ou privadas, como gramas, folhas secas, podas de árvore e arbustos, matos, etc. Atualmente, a grande maioria do lixo verde é jogada de forma inadequada no meio ambiente.

No Distrito Federal, as folhas e os galhos das árvores podadas são levados para o Viveiro II da Novacap, onde são triturados e utilizados na confecção de adubo orgânico ou como matéria-prima para o mobiliário dos parques e praças construídos pela Companhia.

Confira algumas informações importantes:

·         A maioria das prefeituras comunitárias do DF não possui coleta de lixo verde;

·         O descarte em lugares inadequados pode gerar multas aos infratores;

·         O descarte em áreas verdes interfere no ciclo natural da vegetação;

·         A eventual queima pode provocar incêndio e prejudica o meio ambiente, principalmente a fauna e a flora.


 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300