Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/20 às 16h42 - Atualizado em 17/08/20 às 16h42

Novacap recupera desvio de leito

 

Raphaella Padilla, da ASCOM

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) retomou, nesta segunda-feira (17), a execução do desvio de leito e a contenção do córrego Riacho Fundo, próximo a Chácara 29, na Colônia Agrícola que leva o nome do arroio. O trabalho teve início na última quinta-feira com previsão de 10 dias úteis para o término.

 

A contenção e desvio do leito, realizados por meio da Diretoria de Urbanização, visam proteger as residências próximas ao local da enorme erosão que se formou ao longo do riacho. O engenheiro civil, Márcio Costa, explica que a ocupação desordenada da área, aliada a poluição e ao desmatamento ilegal das margens, fizeram com que o córrego mudasse de curso, o que causa alagamentos constantes em época de chuva e levam perigo às famílias que moram próximo ao local.

 

“Chuva é sinônimo de preocupação para as famílias da Chácara 29, uma vez que as águas do córrego invadem as residências, levando medo e doenças decorrentes da poluição. Nossas equipes trabalham no refazimento do leito de vários córregos durante a estiagem, buscando minimizar os efeitos das enchentes”, disse o engenheiro.

 

Na recuperação estão sendo realizados aproximadamente dois mil metros cúbicos de escavação, cinco mil metros cúbicos de aterro e, ainda, cerca de 600 m³ de pedra marroada. Os trabalhos também contam com apoio de uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, uma motoniveladora e cinco caminhões e são realizados em regime emergencial por dez servidores da companhia.

 

Novacap recupera desvio de leito

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300