Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/07/21 às 10h12 - Atualizado em 13/07/21 às 10h12

Parceria com a comunidade viabiliza reformas no Sudoeste

Dois parquinhos e uma quadra de esportes reformados, além de um novo Ponto de Encontro Comunitário (PEC), em fase de instalação. A quadra residencial 104 do Sudoeste (QRSW 104) está com sua área de lazer completamente renovada para os moradores. As iniciativas são fruto de um trabalho em parceria com a comunidade local.

 

 

A exemplo da reforma da praça Professor Esaú de Carvalho, localizada na entrequadra CCSW 01 a 04, o trabalho na Quadra 104 foi conjunto. A mão de obra foi oferecida pela Administração Regional e os materiais para reforma foram comprados pelos moradores. Além do apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pelo PEC e pela troca da areia dos parquinhos.

 

Síndico do bloco D da QRSW 104, o dentista Delcides Caetano conseguiu a aprovação dos moradores para o uso do fundo de reserva do condomínio nos reparos. Um investimento de R$ 3,5 mil em insumos como tintas, cimento e serralheria. “A quadra de esportes estava em péssimo estado. Ela foi a primeira do Sudoeste e há pelo menos 20 anos não recebia manutenção”, revela Delcides.

 

Fórmula copiada

 

O piso, as traves e o alambrado foram recuperados e o campo tão desgastado ganhou cores vivas (veja, abaixo, o antes e o depois da reforma). O parquinho, segundo Delcides, estava com a maioria dos brinquedos danificados e era pouco usado pelas crianças. Em 20 dias, tudo ficou pronto e chamou a atenção dos vizinhos do bloco F. Coube à administradora de empresas Chrisdelia Pimentel, subsíndica, também buscar as melhorias no espaço infantil do prédio.

 

“Já queria reformar nosso parquinho e quando vi o do bloco D perguntei ao colega como fazia. Adotamos a parceria e ficou maravilhoso”, destaca. “Precisamos fazer com que os jovens ‘saiam’ do celular, da frente da televisão e venham fazer atividades ao ar livre . Essa é a importância dos espaços públicos”, destaca.

 

Uma equipe de 15 operários – entre eles dez reeducandos do Projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) fez o serviço. Já o PEC está sendo instalado pela Novacap. São oito pontos de encontro em todo o Sudoeste e até o final de outubro esse número chegará a 11, segundo a companhia.

 

De acordo com a administradora Tereza Lamb, em um ano foram recuperados dez equipamentos públicos no bairro, entre praças, parquinhos e quadra de esportes. E o serviço não para. “Estamos trabalhando em mais duas praças no setor de oficinas. Uma é a chamada ‘praça dos motociclistas’ e a outra fica próxima à área residencial. O diálogo com a comunidade, essa união de forças é muito importante”, resume.

 

Fonte: Agência Brasília

 

Parceria com a comunidade viabiliza reformas no Sudoeste

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300