Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/13 às 13h45 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Programa de Arborização prepara Brasília para os grandes eventos

Quem passeia pelas ruas de Brasília e das principais Regiões Administrativas já percebe as inúmeras novas árvores e mudas plantadas nos gramados e canteiros centrais. A ação faz parte do Programa de Arborização 2013, executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), desde o início do período chuvoso, em meados de novembro do ano passado.

Especialmente neste período que antecede grandes eventos internacionais, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap elaborou projetos que atendem à composição e recomposição paisagística de vários pontos e áreas de acesso a Brasília, como Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Guará (EPGU), Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), acessos das Asas Norte e Sul, Estrada de Hotéis de Turismo Norte, viaduto Catetinho, viaduto de acesso a Águas Claras e nas demais Regiões Administrativas de DF. “Vamos deixar Brasília florida para receber os jogos da Copa de 2014”, explica o presidente da Novacap, Nilson Martorelli.


Brasília, uma cidade verde

Em Brasília, a natureza faz parte do cotidiano de seus habitantes, possui cintas verdes implementadas nas quadras residenciais trazendo assim, uma grande e bela área verde que fica à disposição da comunidade.

Em atendimento ao Programa de Arborização 2013, foram plantadas nas quadras residenciais do Plano Piloto 1.244 árvores para a recomposição das faixas verdes, previstas no projeto inicial de Lúcio Costa. Esta recomposição ocorre, principalmente, pela necessidade de reposição de espécimes que morrem ou são retiradas devido a algum tipo de problema.

Na Esplanada dos Ministérios e Setor Central de Brasília foram plantadas 1.518 árvores. Nas vias Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Guará (EPGU), Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem (APAA) e na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Estrada Parque Torto (EPTT), entre árvores, arbustos e palmeiras, foram plantadas 3.298 mudas. Todos estes plantios foram feitos utilizando-se mudas de árvores e palmeiras produzidas pelos próprios viveiros da Novacap e plantadas diretamente pelos funcionários.

São árvores das espécies ipê-roxo, ipê-rosa, ipê-amarelo, jacarandá-mimoso, paineira-rosa, fisocalima, quaresmeira-rosa, palmeiras jerivá e guariroba, aroeira-branca, chicha, cedro, aroeira-vermelha e marinheiro entre outras. “Foram plantadas mudas de palmeiras e árvores de grande porte, para maior embelezamento de Brasília”, afirmou Rômulo Ervilha, chefe do Departamento de Parques e Jardins, ao acrescentar que a Novacap também fez o plantio de aproximadamente 40 mil árvores em outras Regiões Administrativas.

Espécies nativas – Há alguns anos, são utilizadas várias espécies nativas do cerrado para garantir maior segurança na permanência da vegetação. Em cada muda de árvore plantada, existe um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos viveiros do Departamento de Parques e Jardins, na coleta de sementes, na multiplicação das espécies e no plantio e manutenção destas árvores, envolvendo mão de obra de funcionários que trabalham no planejamento das áreas, na abertura e adubação de covas e no plantio de espécimes que poderão se tornar centenárias, trazendo um benefício incalculável para a cidade.


Locais de plantios recentes em Brasília

LOCAL

QUANTIDADE

Estrada Parque Taguatinga – EPTG

1.902

Estrada Parque Guará – EPGU

827

Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem – EPAA

236

Estrada Parque Indústria e Abastecimento – EPIA (Trecho Rodoviária Interestadual)

254

Estrada Parque Torto – EPTT (Trecho Balão do Torto / Ponte do Bragueto)

79

Estrada de Hotéis e Turismo Norte – EHTN

257

VIA AFS 05

599

BR – 040 (Trecho próximo ao Catetinho)

138

Balão do Torto e Balão do Colorado

79

BR – 020 (Trecho próximo a CPRV)

69

Setor Central – Trecho Esplanada dos Ministérios

471

Setor Central – Câmara Legislativa, TCB, Funarte, Setor Gráfico.

113

Setor Central – Trecho próximo a Fonte Luminosa

78

Asa Norte

366

Asa Sul

878

 

6.388

 


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300