Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/11 às 20h25 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

SO e Novacap trabalham juntas pelo meio ambiente

A Diretoria de Urbanização (DU) levará para o estande o equipamento de videoinspeção, carinhosamente conhecido como equipamento do robozinho – por sua semelhança física com um robô –, que percorre as redes de drenagem de todo o Distrito Federal e mostra toda sorte de lixo que obstrui a passagem das águas, provocando o entupimento dos bueiros e o consequente alagamento das vias. A ideia é, ao exibir as imagens do lixo encontrado nas redes, conscientizar os visitantes do evento sobre a importância de se manter a cidade limpa, pois jogar lixo nas ruas é uma ação que se volta contra a própria população, prejudicada pelas constantes inundações.

Além dos cuidados com a obstrução da rede de drenagem, a Novacap se preocupa em implantar o sistema com os dispositivos que minimizam e amortecem os danos ambientais nos córregos. Entre eles os dissipadores tipo impacto e em gabião, que reduzem a velocidade da água pluvial que chega nos córregos; as bacias de detenção e/ou retenção, que amortecem o pico de cheia, retêm os sedimentos e o lixo que foi indevidamente jogado nas ruas e reduzem a vazão lançada no córrego; e as barragens de sistematização, construídas dentro do próprio córrego e que também amortecem o pico de cheia e garantem que a velocidade da água seja compatível com a velocidade da vazão do córrego.

Tais cuidados têm o mesmo objetivo de evitar o assoreamento dos rios e durante o evento esse trabalho será mostrado, em vídeo, para que o visitante possa visualizar e reconhecer qualquer desses dispositivos. Ao familiarizar o visitante do estande da Secretaria de Obras/Novacap, a  ideia é tornar o cidadão mais um cuidador dos rios e córregos do DF.

E porque a DU não trabalha apenas com a rede de drenagem pluvial do DF, ela mostrará ainda um belo trabalho de fresagem, que é uma técnica de reutilização do material fresado (restos de asfalto) para estrutura do pavimento.

Em outra frente de atuação, e dentro do assunto mais comentado em todo o Brasil no momento, a Copa do Mundo de 2014, a Diretoria de Edificações (DE), responsável pela fiscalização da reforma do Estádio Nacional de Brasília (ENB) Mané Garrincha, em parceria com o Consórcio Brasília 2014, que executa a obra, apresenta em paineis de fotos os projetos desenvolvidos no canteiro que visam os cuidados com o meio ambiente, como o Tira-poeira, que reduz o nível de poeira dentro e fora do canteiro de obras; o Lava-rodas, que consiste em lavar as rodas dos veículos que trafegam dentro do canteiro antes que eles circulem pelas ruas da cidade; a Coleta Seletiva e a reciclagem de entulho.

Já o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap, vai mostrar seu trabalho de reciclagem da madeira, que tem chamado muito a atenção da população. Árvores condenadas ou derrubadas pelo vento são recolhidas pelo DPJ e transformam-se em bancos, mesas, calçamento, pergolados, até em parques. Esse trabalho, que pode ser visto em todas as cidades do DF, é feito pelo Viveiro I da Novacap e caiu nas graças da população, a maior beneficiada.

O DPJ vai mostrar ainda seu trabalho de paisagismo, elaborado por engenheiros agrônomos, arquitetos e técnicos do DPJ, nos canteiros ornamentais que ganharam fama internacional. A partir do cuidado com os canteiros, a área verde de Brasília, que corresponde a 50 milhões de metros quadrados, passou a ser não só admirada como também cuidada pelo brasiliense, que se diz orgulhoso em morar em uma cidade que preserva o seu verde.

Especialmente para o evento, o DPJ vai expor as peças em madeira criadas pelos jardineiros do Viveiro I, “plantar” um canteiro ornamental para receber os visitantes, fazer a tradicional distribuição de mudas de flores diversas e palmeiras de médio porte. No entanto, quem quiser ganhar uma muda vai se comprometer a fazer o plantio seguindo as orientações que estarão descritas em um folheto explicativo. Ele será distribuído junto com a muda.

Para ilustrar o trabalho do DPJ, serão exibidos vídeos que mostram como é feito o trabalho de reciclagem da madeira e o de produção de árvores nativas.

Tudo isso estará exposto no estande da Secretaria de Obras/Novacap durante toda a Semana de Meio Ambiente.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300