Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/13 às 18h52 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Troca da Bandeira Nacional: uma missão da Novacap

No próximo domingo, dia 5 de maio, não vai faltar pompa e circunstância! Já está tudo preparado para a 480ª cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, carinhosamente organizada pela Novacap, na Praça dos Três Poderes, a partir das 10 horas.

ROB 4832

Quem assiste à bela apresentação – ora coordenada pela Marinha, ora Exército, ora Aeronáutica – nem imagina o “trabalhão” que está por trás daquele ritual repetido todo primeiro domingo de cada mês. Cerca de oito funcionários do Departamento de Transportes (Detra) cuidam de todo o enorme aparato, fornecem manutenção do motor que eleva a Bandeira a cerca de 100 metros de altura e, claro, zelam pela própria Bandeira, que mede 280 metros quadrados e deve ser trocada a cada mês.

Neste domingo, a cerimônia ficará sob a coordenação do Exército e contará com a presença de inúmeras autoridades civis e militares do GDF e do Governo Federal. O evento de substituição da Bandeira Nacional foi instituído pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, com revezamento entre as Forças Armadas e o apoio operacional do GDF, por meio da Novacap.

“É um grande orgulho para nós estar à frente da troca da Bandeira Nacional. Essa cerimônia é importante para que o povo brasileiro se recorde dos valores do civismo e do resgate do orgulho nacional”, frisou o diretor Administrativo, André Fortes, agradecendo o trabalho sempre competente da equipe da Detra, coordenada pela professora Vanderci.

Não perca a cerimônia da troca da Bandeira Nacional! Será neste domingo (05), a partir das 10 horas, na Praça dos Três Poderes.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300