Governo do Distrito Federal
12/07/16 às 10h09 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

35 anos dedicados às flores

COMPARTILHAR

Jardineiro mais antigo da Novacap, Rosie Otacílio está há 35 anos na empresa. Nesse período, aprendeu a gostar do ofício e conheceu celebridades como Yoko Ono e Ulysses Guimarães.

Ele conhece muito bem cada um dos pontos coloridos no mapa de ipês e flores de todo o Distrito Federal. Rosie Otacílio da Conceição Melo (54), jardineiro da Novacap, completa em dezembro 35 anos de casa e tem motivos de sobra para comemorar os 60 anos da empresa que lhe acolheu e onde aprendeu o ofício.

Ostentando o atual título de jardineiro mais antigo da Companhia, orgulhoso, ele garante que já plantou flores e árvores em todas as regiões da cidade e se orgulha do trabalho realizado por ele e pela empresa, responsável pela urbanização da Capital do país. “É muito lindo quando está tudo colorido, cheio de árvores e flores. Saber que eu pude colaborar com isso é muito bom”, conta ele.

A história de Otacílio e sua família se assemelha a de muitos companheiros de trabalho que vieram de outras cidades em busca de oportunidades na nova capital. Natural de Solânia, na Paraíba, guarda na memória a vinda para Brasília. “Me lembro que tinha de dois para três anos de idade quando viemos pra cá na boleia de um caminhão. Chegamos a percorrer um trecho de jegue. Foi sofrido, mas se não tivesse sido assim eu não estaria aqui hoje”, reflete o jardineiro.

Aos 16 anos, Rosie começou a trabalhar em uma empresa de jardinagem que prestava serviço para a Novacap. Três anos depois, já com experiência, foi chamado pra se tornar efetivo. “Eu fiquei muito feliz quando fui chamado. Depois de tanta dificuldade poder ver minha carteira assinada foi um grande alívio. Além disso, eu já tinha muito amor pela profissão”, lembra ele.

Mas, esse amor foi construído aos poucos. De acordo com Otacílio o começo do trabalho não foi nada fácil. Ele conta que, inicialmente, só se interessou pelo salário que ganharia e aos poucos foi se apaixonando pela beleza do próprio trabalho.

Fã das palmeiras, dos flamboyats e, principalmente, dos ipês, ele aproveita também as horas vagas para fecundar a terra. “Há uns 20 anos eu sempre vou à chácara de um amigo. Logo nas primeiras visitas plantamos muitas verduras e algumas árvores também. No começo, achei que nem fossem “vingar”, hoje quando chego lá e vejo aquele monte de árvores altas e bonitas fico muito feliz”, comenta.

O jardineiro se declara uma pessoa feliz “Nunca imaginei que pudesse chegar aonde cheguei. Conheci muitos políticos, o Ulysses Guimarães e até a mulher do John Lennon (a artista plástica Yoko Ono que veio à Brasília em 1998). Trabalhei em todos os palácios aqui do DF, tudo graças à Novacap”, reflete.

Apesar de se orgulhar muito da função que exerce, Melo faz questão de mencionar toda a equipe ao falar da empresa. “Eu sou uma parte do trabalho, o que cava o buraco e planta. Mas, junto comigo existem muitos outros técnicos, os diretores, os estagiários, os outros jardineiros enfim, toda uma equipe trabalhando junta.”

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300