Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/23 às 8h46 - Atualizado em 26/05/23 às 8h46

Na Trilha da Cidadania: Novacap, FUNAP e Instituto Recomeçar juntos para transformar vidas

COMPARTILHAR

Iniciativa visa o fomento da reinserção social e econômica de reeducandos no Distrito Federal

 

 

Fazer com que reeducandos do sistema prisional retomem o convívio em sociedade e consigam uma vaga no mercado de trabalho é uma das premissas do Governo do Distrito Federal. Essa ação foi destacada nesta quinta-feira (25) pelo governador Ibaneis Rocha ao ser recebido pelo presidente da Novacap, Fernando Leite, em visita à sede da Companhia, junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Também estiveram presentes a Secretária de Justiça, Marcela Passamani, a Diretora Executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), Deuselita Martins, o CEO do projeto Recomeçar, Leonardo Precioso e a Coordenadora do Núcleo Recomeçar- DF, Thaise Miguel.

 

A Novacap e a Funap são os braços do governo na ressocialização de pessoas em restrição de liberdade. Na Novacap, os 368 reeducandos atuam na limpeza de bocas de lobo, operações de tapa-buraco, recapeamento e pavimentação, e no cuidado dos Viveiros e plantios por todo o Distrito Federal. Ao término do cumprimento da pena e do trabalho na Novacap através da Funap, o egresso que faz parte do Instituto Recomeçar recebe ajuda para voltar ao mercado de trabalho e poder seguir com a sua vida.

 

Defensor da causa desde os tempos em que presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o governador Ibaneis Rocha considera essencial o apoio prestado pela administração pública nesse tema. “Na sociedade, muitos pensam que a maioria dessas pessoas vão passar o resto da vida na prisão, mas temos que ter a consciência da reeducação e da reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho para que eles voltem a ter uma vida. Incentivamos essa contratação, em 2019 eram pouco mais de 800 pessoas trabalhando nos presídios e hoje temos 2.500 pessoas prestando serviço à sociedade e tendo uma oportunidade”, disse.

 

“Desde os viveiros onde produzimos as mudas e flores até o plantio, a poda e a roçagem. O trabalho nas vias, a limpeza de bocas de lobo, tudo o que precisa de apoio e mão de obra nós contamos com esses trabalhadores. Aqui nós damos oportunidade de trabalhar, aprender e recomeçar no mercado de trabalho”, detalhou o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite. “Estamos participando do recomeço de vida de muita gente. A gente cuida da cidade e cuida das pessoas”, acrescentou Leite.

 

 

A coordenação do Instituto Recomeçar é feita por Thaíse Miguel Cardoso da Rocha, ex-detenta, orgulhosa de sua atuação. “Fui presa em 2015 e, ao sair, busquei oportunidade no Recife. Quando voltei para o DF, procurei a Funap para me reinserir no mercado. Vim para a Novacap fazer um trabalho administrativo e foi aí que tive a virada de chave. Me destaquei, virei estagiária e com esse trabalho conheci o Instituto Recomeçar. Fui atrás dos donos do projeto e conseguimos inaugurar um espaço em Brasília, que hoje é desenvolvido aqui na Novacap. Tenho orgulho da minha resiliência e da minha força e de poder transformar outras vidas”, narrou durante o evento.

 

Já o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes lembrou do trabalho que faz pela causa desde 2008, quando presidiu o STJ e também o Conselho Nacional de Justiça. Engajamento que ocorre dentro do próprio gabinete do ministro na Corte, onde ele emprega quatro ex-detentos. O magistrado também elogiou o GDF e a importância desse trabalho ser expandido.

 

“Esse não é só um programa de direitos humanos, é um programa também de segurança pública. À medida que damos rumo à vida dessas pessoas, elas não voltam para o crime. É fundamental, e Brasília sempre é um exemplo. Que isso seja levado para todo o Brasil, que outras unidades da Federação mirem nesse exemplo”, destacou o ministro.

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300