Novacap adota nova técnica que diminui o risco de queda de árvores em Brasília
(Brasília, 5/5/2015) – A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) já começou a realizar em vários pontos do Distrito Federal uma técnica que aumenta o perímetro de absorção de nutrientes, conhecida como Raio Crítico Radicular. Esse procedimento está sendo aplicado em estacionamentos e serve para expandir a área permeável do solo e garantir a maior absorção de nutrientes para as árvores, evitando possíveis doenças e quedas.
O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) iniciou a operação, em abril, nos estacionamentos em quadras do Plano Piloto próximos aos troncos de árvores. Esta ação contribui para diminuir o risco de tombamento das espécies nos locais.
Com a urbanização da cidade, as superfícies do solo receberam camadas de impermeabilizantes, como asfalto, calçadas de cimento, entre outros. De acordo com o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha, isso impede que a água penetre no solo e dificulta as trocas gasosas. “A impermeabilização prejudica o desenvolvimento das raízes das árvores”, pontua.
O objetivo da operação consiste no aumento da área permeável para contribuir para uma melhor aeração do solo e das raízes. “A penetração maior da água favorece a microfauna e microflora, melhorando a absorção de água e de nutrientes das árvores. Consequentemente evita doenças e enfraquecimento da espécie”, destaca Ervilha.
Alguns estacionamentos de superquadras do Plano Piloto já receberam a operação, como a quadra 409 Norte. A ideia do chefe do DPJ é expandir para outras áreas do DF durante o ano. “Com a técnica, o espaço mínimo a ser considerado na maioria das vezes deve ser de um metro quadrado (metro quadrado)”, finaliza.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300