Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/25 às 9h26 - Atualizado em 13/06/25 às 9h26

Mais de 30 toneladas de lixo verde são retiradas por dia no Plano Piloto

COMPARTILHAR

Trabalhadores da Administração do Plano Piloto, GDF Presente e Novacap atuam diariamente na limpeza de áreas públicas com serviços que visam a prevenir alagamentos, acidentes e proliferação de insetos

 

A Administração Regional do Plano Piloto intensificou os serviços de limpeza urbana em diversos setores da região desde segunda-feira (9). Em média, são recolhidas cerca de 30 toneladas de lixo verde por dia, resultado de um trabalho coordenado que envolve trabalhadores da própria administração, em parceria com o programa GDF Presente e a Novacap.

 

Retirada de folhas secas, galhos e material orgânico na Asa Norte: atuação das equipes é trabalho preventivo para a saúde pública | Foto: Divulgação/Administração Regional do Plano Piloto

Retirada de folhas secas, galhos e material orgânico na Asa Norte: atuação das equipes é trabalho preventivo para a saúde pública | Foto: Divulgação/Administração Regional do Plano Piloto

 

Entre os serviços executados, estão catação manual de folhas secas, retirada de galhos e material orgânico, desobstrução de bocas de lobo, substituição de tampas de concreto quebradas e recolhimento de entulhos e inservíveis descartados irregularmente em áreas públicas.

 

Essas ações são fundamentais para prevenir alagamentos, acidentes em dias chuvosos e a proliferação de insetos e animais peçonhentos. “A manutenção constante dos espaços públicos é essencial para garantir a saúde e segurança da população”, resume o administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio.

 

Lixo verde e desobstruções

Na Asa Sul, a SQS 402 e a SQS 213 foram contempladas com limpeza geral, catação de folhas, recolhimento de galhadas e entulho vegetal. Na altura da SQS 406, foram retiradas folhas secas e desobstruídas bocas de lobo – operação que também contemplou a SQS 209.

 

Já na Asa Norte, a SQN 611 e a SQN 407 tiveram recolhimento de inservíveis, folhagens, entulhos e galhos, além da desobstrução de bocas de lobo. As quadras 702, 711 e 714 da Asa Norte receberam ação de zeladoria nos becos e passagens, recolhimento de resíduos verdes e troca de tampas em bocas de lobo danificadas. Na Vila Telebrasília, a operação retirou entulhos e resíduos orgânicos descartados irregularmente em áreas públicas.

 

Além da limpeza visível, a zeladoria em becos e passagens tem sido intensificada, especialmente na Asa Norte, onde o acúmulo de folhas e galhos representa risco à mobilidade e à segurança de pedestres. “Com a limpeza regular e a retirada dos galhos e folhas, a gente se sente mais seguro, principalmente quem tem criança ou idoso em casa”, comentou o morador José Antônio Ribeiro, da 407 Norte. “Já vi gente escorregar no beco por causa de folha molhada. Esse tipo de cuidado evita muitos acidentes”.

 

A Administração Regional do Plano Piloto reforça que moradores podem contribuir evitando o descarte irregular de resíduos e notificando, por meio dos canais oficiais, pontos que precisam de atenção.

 

*Com informações da Administração Regional do Plano Piloto

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300