Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/25 às 10h04 - Atualizado em 16/06/25 às 10h04

Fresagem e recuperação asfáltica aumentam segurança viária em Água Quente

COMPARTILHAR

Serviços atendem demandas da população e facilitam a mobilidade urbana na cidade

 

A mobilidade urbana da Região Administrativa de Água Quente tem recebido a atenção do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de ações como fresagem e recuperação de asfalto. As medidas atendem às demandas da população e tem como objetivo trazer mais qualidade de vida à comunidade.

 

“A gente observa que as solicitações da população estão sendo atendidas”, diz Edvaldo Ângelo de Souza, 57 anos, morador da região há mais de 30 anos. O aposentado acompanhou de perto a fresagem realizada na rua em frente à sua casa, na Avenida Galileia 1, e ficou satisfeito com o resultado: “Antes, havia muita poeira por aqui e agora melhorou bastante.”

 

O trabalho de fresagem foi feito em cerca de 200 metros da Avenida Galileia 1, em Água Quente | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O trabalho de fresagem foi feito em cerca de 200 metros da Avenida Galileia 1, em Água Quente | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

A fresagem foi executada pela equipe do Polo Sudeste do GDF Presente, em parceria com a administração regional. No local, foram utilizadas 60 toneladas de fresado em cerca de 200 metros de via, com o apoio de uma pá carregadeira, um caminhão-pipa, uma motoniveladora e dois caminhões.

 

“O governo está sempre presente, trazendo o asfaltamento e melhorando a mobilidade da região, com aplicação de fresado em pontos estratégicos. Mesmo como medida paliativa, a iniciativa garante mais qualidade no deslocamento dos moradores”, destaca o chefe de gabinete da Administração Regional, José Pereira Pinto.

 

Para garantir a eficácia da medida e reduzir a poeira, caminhões-pipa são deslocados para os locais com aplicação de fresado, promovendo a compactação do material. “Estamos sempre nas ruas, atentos às demandas da população”, reforça José Pereira.

 

Outra frente de melhoria na cidade é a recuperação asfáltica, que ocorre nas avenidas do Residencial Dom Francisco, sob coordenação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). “Essa ação traz mais conforto para quem mora aqui e precisa se deslocar”, afirma o mecânico José Artenildo, 42 anos. “Desde que a cidade foi reconhecida como região administrativa, só vemos melhorias”.

 

De acordo com o assessor especial da Secretaria de Governo (Segov), Jânio Ribeiro, novas ações estão previstas para os próximos meses. “Estamos trabalhando diariamente para melhorar a vida das pessoas e atender às necessidades de todos”, afirma.

 

O aposentado Edvaldo Ângelo de Souza ficou satisfeito com o resultado da fresagem: “Antes, havia muita poeira por aqui e agora melhorou bastante”

O aposentado Edvaldo Ângelo de Souza ficou satisfeito com o resultado da fresagem: “Antes, havia muita poeira por aqui e agora melhorou bastante”

 

GDF Presente

O GDF Presente foi criado em 2019, pelo governo Ibaneis Rocha, com o objetivo de promover ações emergenciais por meio de forças-tarefas para solucionar de forma imediata os problemas nas cidades do Distrito Federal.

 

O programa conta com a participação de vários órgãos de governo – que cedem mão de obra, matéria-prima e equipamentos –, como a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), junto às regiões administrativas da capital.

 

Fonte: Agência Brasília

14/06/2025 - Fresagem e recuperação asfáltica aumentam segurança viária em Água Quente

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300