Governo do Distrito Federal
27/12/18 às 9h10 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Assessor da presidência da Novacap é autor de oito livros técnicos

COMPARTILHAR

Diógenes Costa, de 54 anos, foi requisitado para Companhia em 2015. Na ocasião assumiu a chefia do Departamento de Recursos Humanos, onde teve a oportunidade de aplicar seus conhecimentos como engenheiro de Segurança do Trabalho, no que diz respeito à prevenção de acidentes nos diversos setores da Novacap.

Com uma bagagem expressiva em seu currículo, decidiu publicar seu primeiro livro cujo título: Prevenção de Acidentes em 2014. Após isso, não parou mais e já foram publicados mais sete, dentre os quais: Ergonomia que aborda a NR 17 (Norma Regulamentadora 17), determinada pelo Ministério do Trabalho e discorre sobre a importância da mobília adequada, boa iluminação, bem como os cuidados com o esforço físico. Higiene do Trabalho que aborda a importância do aspecto físico do ambiente ocupacional que tem relação direta com a produtividade. Prevenção de Acidentes, Análise de Risco I, Análise de Risco II, Máquinas e Equipamentos, dentre outros.

Formado pela Universidade Federal da Paraíba, em 1995 em Engenharia Química, tornou-se Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá, especializou-se em Direito do Trabalho pela PUC minas, é também especialista em Gestão Ambiental. Atualmente está lotado na Assessoria da presidência.

Diógenes explica como engenheiro de segurança, ele já atuou em diversas áreas do conhecimento humano. Além de ressaltar que ao longo dos anos de experiência pode perceber a importância do trabalho preventivo na vida e na produtividade dos colaboradores, construindo uma cultura diferente, bem como contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

“Desta forma, minhas publicações além do cunho técnico, também tem buscado ajudar e auxiliar o desenvolvimento do profissional dentro da sua área de atuação. Além disso, consegui passar aqui na companhia que o treinamento constante, por meio de palestras e simulação de situação de risco, gera motivação e qualidade de vida aos empregados e isso passa a ser decisivo na produtividade dos colaboradores”, avalia Diógenes.

Sobre autor

Diógenes da Silva Costa, de 54 anos, nascido em Alagoas escolheu em 1996, Brasília como cidade do coração. Casado e pai de uma filha, ele já publicou diversos títulos pela NT editora. Servidor efetivo da Secretaria de Educação, o professor leciona várias disciplinas na área de saúde e segurança do trabalho na Escola Técnica de Saúde de Planaltina. Para saber mais sobre as publicações

clique aqui.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300