Projetados para aliviar a seca do Planalto Central, espelhos d’água serão alvo de mutirão de limpeza
(Brasília 02/08/2015) – A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), vai realizar um mutirão para limpar os espelhos d’água e as fontes do Distrito Federal. O trabalho começa na próxima segunda-feira (3) pelos espelhos d’água da praça do Palácio do Buriti.
“Vamos limpar os espelhos d’água e fontes do Palácio do Buriti, do Museu da República e a fonte da Praça do Relógio, em Taguatinga. A ação vai contar com a equipe de limpeza de áreas públicas da Novacap e durar aproximadamente um mês”, disse Julio Menegotto, diretor administrativo da empresa.
Para a limpeza na praça do Buriti, a Novacap vai usar dois caminhões com água de alta pressão e cinco máquinas que utilizam água quente. O espelho d'água será esvaziado durante a limpeza. Finalizada a operação, volta a ficar cheio. O trabalho deve mobilizar cerca de quinze pessoas.
A limpeza das áreas públicas é uma operação realizada pela Novacap e inclui desde monumentos até pichações feitas por vândalos em locais públicos, como praças. É uma ação realizada sob demanda da população. A Novacap tem uma equipe especializada na limpeza de áreas públicas.
Em 2015, foi realizada a limpeza de 500 metros quadrados de áreas públicas em todo o Distrito Federal. O custo médio por hora trabalhada na limpeza de áreas públicas é de R$ 286. “Esse valor, porém pode variar, dependendo da superfície a ser limpa e do tipo de tinta utilizado nas pichações, por exemplo”, explica Menegotto.
O pessoal que trabalha na limpeza de áreas públicas tem sido capacitado e qualificado para esse tipo de trabalho, que algumas vezes é feito em locais elevados como pontes e viadutos.
Pichações – A Novacap esclarece, entretanto, que não é responsável pela limpeza de pichações em áreas privadas como prédios e fachadas particulares, lojas etc. A limpeza é feita com jato de pressão de água quente e com produtos químicos biodegradáveis.
A pessoa que for flagrada pichando em espaços públicos pode responder por crime ambiental. A pena, nesse caso, é de três meses a um ano de detenção mais multa. A arte do grafite não constitui crime, pois tem o objetivo de valorizar o patrimônio público, desde que autorizada pelo órgão responsável pela preservação e conservação.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300