Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/21 às 15h53 - Atualizado em 27/07/21 às 16h11

Brasília dos Ipês

Foto:Kiko Paz

 

Quem anda pelas ruas do Distrito Federal se encanta com a florada dos ipês roxos que começou no final do mês passado.  A espécie, considerada símbolo de Brasília, se torna nessa época do ano a sensação de quem mora e visita a capital. A Novacap tem catalogado cerca de 250 mil ipês em todo o Distrito Federal, de cinco espécies: roxa, amarela, branca, rosa e o raro ipê verde. Em 2020, a Companhia plantou cerca de 30 mil árvores. O Eixo Monumental recebeu mais de 3 mil mudas e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), 2.500. No programa de arborização deste ano serão plantados mais de 40 mil ipês em todo o DF.

 

 O primeiro que aparece é sempre o ipê roxo. Esta espécie costuma ter a floração entre maio e agosto e, dependendo do frio e da estiagem, pode surgir em meses anteriores com a folhagem despida. Por ter a chance de florescer mais de uma vez na mesma estação, as flores podem coexistir com as folhas velhas. Neste caso, se houver nova floração, ela apresenta menor intensidade e fica limitada a poucos galhos.

 

 

 

Foto:Kiko Paz

 

Em seguida, é a vez do amarelo. Sua floração acontece entre julho e setembro e é uma das cores mais contempladas pela população. A espécie pode florir mais de uma vez na estação, com intervalo entre 10-15 dias. De setembro a novembro, os frutos amadurecem, com o surgimento de novas folhas. Já o ipê-amarelo peludo, começa a florescer no período entre agosto e outubro.

 

O ipê branco começa a enfeitar as ruas entre agosto e dezembro. A mesma planta pode ter entre duas ou três florações seguidas, na mesma estação. Porém, só uma delas é de maior intensidade. Pouco conhecido pela população, o Ipê verde começa sua floração entre agosto e setembro, com a planta quase toda despida de folhagem, e seus frutos amadurecem entre setembro e outubro.

 

Última espécie a florir, o ipê rosa, na sua floração perde as folhas e se encobre de flores. As árvores também são capazes de florescer mais de uma vez na mesma estação. A época de florescimento é a mesma da frutificação, que ocorre entre agosto a outubro. Algumas unidades podem florescer antecipadamente.

 

 

 

Floração Ipê roxo

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300