Essa é a época que a cidade fica toda salpicada de rosa. São as paineiras, também conhecidas como barrigudas, que estão floridas. Por onde se passa, é possível notar o rosa das flores misturado ao verde das árvores em todo o Distrito Federal.
O nome científico da paineira é Chorisia speciosa, da família Bombocaceae. Sua ocorrência é mais nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, ao norte do estado.
A madeira dessa árvore é leve, mole, pouco resistente e de textura grossa de baixa durabilidade, portanto não funciona bem para confecção de móveis, por exemplo. Melhor aproveitar a paineira para ornamentação. É uma árvore muito bonita quando na sua plena floração e bastante admirada no paisagismo de grandes jardins e praças. É ótima para plantio de áreas degradas de preservação permanente.
A floração das paineiras começa em dezembro, chegando ao seu ápice em abril. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de agosto/setembro, quando a árvore fica completamente sem folhagem.
No Distrito Federal, as paineiras podem ser vistas na margem da pista da Octogonal, na altura da passarela; no início do Eixinho Sul, no Eixo Rodoviário Norte (Eixão), na Epia, próximo à Feira do Paraguai/Extra e do Regimento da Cavalaria de Guarda (RCG), no Setor Militar Urbano; e L4 Sul. Nos últimos quatro anos, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap, plantou cerca de três mil mudas de paineira em todo o DF, dentro do Programa de Arborização.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300