Governo do Distrito Federal
23/01/23 às 8h40 - Atualizado em 23/01/23 às 8h41

Chuvas aceleram o plantio de mudas nas cidades

COMPARTILHAR

Cem mil mudas serão plantadas em todo o DF dentro do programa de arborização da Novacap

 

Cem mil árvores de diferentes espécies serão plantadas em todo o Distrito Federal até o fim de 2023. A medida faz parte do plano de arborização do governo local e vai levar inúmeras mudas de ipê, jacarandá, fisocalima, sapucaia, flamboyant e jequitibá para as ruas das cidades. Até o momento, 25 mil mudas já deixaram o DF mais verde, e as demais 75 mil serão plantadas até dezembro.

 

A intenção do governo, por meio da Novacap, responsável pelo plantio, é finalizar o trabalho a partir de outubro, com o retorno das chuvas. Está previsto o plantio de mais 35 mil mudas até o fim de março; o restante, no segundo semestre.

 

A prioridade de plantio têm sido cidades que passaram por urbanização ou alterações recentemente, a exemplo de Vicente Pires e Planaltina. Assim como nessas duas regiões, o trabalho foi finalizado, a partir das demandas das regiões administrativas, em Sobradinho e no Park Way. Trabalho este que vem sendo executado por 200 profissionais.

 

Equipe da Novacap faz o plantio de mudas: órgão é o único autorizado a executar essa tarefa no Distrito Federal | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

 

Considerado o cartão-postal da capital do país, o ipê terá 40 mil exemplares plantados, nas cores branca, amarela, roxa, rosa e verde. Os outros 60 mil exemplares são de outras espécies nativas do cerrado.

 

“É um plantio tecnicamente executado. Nesse primeiro momento, fizemos levantamento da necessidade de cada cidade. No caso do Plano Piloto, por exemplo, onde há vegetação consolidada, estamos fazendo replantio por fatores climáticos ou por podridão, é um caso de reposição. Nas outras regiões administrativas, foram criadas novas vias e bairros, que estão sendo contemplados”, explica o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Raimundo Oliveira Silva.

 

A Novacap faz o levantamento das necessidades de plantio de árvores no DF: novos bairros estão sendo contemplados

 

Segundo a companhia, as obras tocadas pelo GDF passam pela análise de paisagismo da Novacap, faz o levantamento das necessidades de plantio de árvores. “Estamos plantando nas vias espécies variadas para não ter uma monocultura e, no caso de praga, não ocorrer a perda das árvores. O ideal para criar um cinturão de proteção é não fazer o plantio de uma única espécie, por isso estamos diversificando”, acrescenta Raimundo Silva.

 

Para o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca, o plantio é essencial na manutenção da história da cidade. “Nossa cidade é histórica, vai fazer 164 anos. Aqui foi lançada a Pedra Fundamental, ela tem um contexto histórico e tem árvores centenárias. As novas árvores vão ser extremamente importantes para a nossa cidade, porque com o plantio nós educamos nossas crianças e incentivamos as comunidades a cuidarem delas”, afirma.

 

A Novacap é o único órgão autorizado a plantar árvores no DF. “A população não deve fazer o plantio sem a orientação técnica da Novacap, porque 90% das árvores que caem no DF foram plantadas indevidamente. E isso termina causando quedas sobre residências e até vítimas fatais”, afirma Raimundo Silva. A população pode solicitar orientação técnica sobre o plantio de árvores pelo site da Ouvidoria ou no telefone 162.

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300