Governo do Distrito Federal
14/11/16 às 12h37 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

DF ganha reforço na operação de limpeza das bocas de lobo

COMPARTILHAR

Empresas contratadas pela Novacap iniciam os serviços nesta segunda-feira (14) em todas as regiões administrativas

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ganha reforço, nesta segunda-feira (14/11), na limpeza e desobstrução das redes de drenagem pluvial nas regiões administrativas do Distrito Federal. Serão seis empresas, divididas em oito lotes para atender todas as regiões do Distrito Federal. A previsão é de ter uma equipe por região administrativa.

No primeiro momento, as empresas irão se mobilizar nas demandas mais urgentes em cada região repassadas para Novacap, por meio de solicitações encaminhadas pela administração regional ou pela ouvidoria do governo de Brasília.

“Algumas cidades terão mais demandas e outras menos, mas a orientação da Novacap para as empresas é que se mobilizem com mais de uma frente de trabalho para atender a todas as regiões administrativas simultaneamente”, destaca o presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Atualmente, a Novacap conta com três equipes próprias para a manutenção da rede de drenagem pluvial em todo o DF. “Adquirimos mais quatro caminhões desobstruidores que também irão reforçar a manutenção desse serviço no DF. A previsão é que os equipamentos iniciem os trabalhos até o final deste mês, com a criação de mais equipes”, afirma Menegotto.

A Novacap estima que retira das bocas de lobos de todo DF entre 1 a 2 toneladas de lixo por equipe por dia. No DF, existem aproximadamente 170 mil bocas de lobo distribuídas nas vias de todas as regiões administrativas.

LICITAÇÃO – A licitação teve início no primeiro semestre deste ano e terminou no final de outubro com a divulgação das empresas vencedoras. Os descontos oferecidos em relação aos valores iniciais foram, em média, de 35% abaixo do valor estimado.

Uma novidade inserida na licitação, em relação ao contrato anterior, é a prerrogativa de que as empresas podem ser acionadas para realizar pequenas construções e ligações de ramais nas redes de drenagem pluvial. “Isso quer dizer que se uma rua precisa de uma boca de lobo ou ligar um novo ramal de 60 a 80 metros para ter melhor escoamento da água, as empresas podem realizar esse serviço. No contrato anterior isso não era possível”, esclarece o presidente da Novacap. 

qnl-limpeza-boca-lobo1

 


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300