Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/18 às 11h50 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Entulho de obra vira banco de praça

COMPARTILHAR

 

 

 

 

 

 

A quantidade de entulho gerada em obras é bastante significativa e demonstra um grande desperdício de material. Pensando na economia para os cofres públicos, e também preocupada com o meio ambiente, a  Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza a reciclagem de entulhos resultantes de reformas e demolições de obras, utilizando materiais como o concreto, argamassa, tijolos, telhas cerâmicas, blocos e outros.

 

Na fábrica da Novacap, por meio de um maquinário específico, o entulho de obras realizadas pela Companhia é reciclado e produz agregados como areia, pedrisco, bica corrida e britas de diversos tamanhos. O material é reaproveitado e usado como matéria prima para a fabricação de blocos de vedação juntamente de artefatos de cimento, além de poderem ser utilizados em bases de calçadas, acessos, meios-fios, blocos, calçadas, bancos e mesas de praças, calçamentos, enchimento de fundações, tijolos ecológicos e pisos e contrapisos entre outros.

 

Vários espaços públicos já receberam benfeitorias com as peças geradas pela reciclagem do entulho realizada pela Novacap. Um exemplo, são as churrasqueiras 4 do Parque da Cidade que ganharam novos bancos e as mesas em comemoração aos 40 anos do parque.

 

O presidente da Novacap, Julio Menegotto, ressalta que entre os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho estão os benefícios ambientais conseguidos não só por diminuir a deposição em locais irregulares, mas também pela economia de gastos para a Novacap.

 

“Em vez de poluírem o meio ambiente, as peças reutilizadas estão servindo para tampar uma boca de lobo, um meio fio, para a produção de um banco de concreto para uma escola e de uma praça. Nós estamos reutilizando algo que iria poluir o meio ambiente”, reforça Julio.

 

 

Entulho de obras é reaproveitado pela Novacap

 

O custo das intervenções já está incluso nas despesas da Novacap uma vez que ocorrem por meio de obra direta. Outra vantagem sustentável  , é o reaproveitamento da água da chuva na fábrica de reciclagem  , o que corresponde a uma economia de 950 mil reais anualmente para a Companhia.

 

Operação

A fábrica de reciclagem da Novacap tem a capacidade de processamento de uma a 5 toneladas de entulho e usa mão de obra da Funap – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. Em apenas um dia tem a capacidade de produzir: 200 meios-fios; 150 tampas de bocas de lobo; 8 bancos de praças e 10 mesas redondas para praças e parquinhos.

 

De acordo com a Agefis existem cerca de 300 pontos de descarte irregular de lixo e entulho em todo o Distrito Federal. Nestes locais, só no primeiro semestre de 2018 já foram recolhidas pelo SLU cerca de 239 mil toneladas de entulho.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300