Imersão técnica reuniu 25 colaboradores durante quatro dias com foco no fortalecimento da maturidade institucional e da governança
A Escola Corporativa da Novacap realizou, entre os dias 22 e 25 de abril, uma imersão técnica voltada à Gestão de Riscos para Obras Públicas com foco no fortalecimento da governança e na elevação da maturidade institucional. A capacitação reuniu um grupo de 25 colaboradores — entre engenheiros e profissionais das áreas de contratação, fiscalização, gestão de obras e a equipe de Gestão de Riscos e Governança — da companhia.
O principal objetivo da iniciativa foi o de promover uma gestão mais eficiente, segura e transparente dos contratos públicos, o que contribui para o uso responsável dos recursos e para a entrega de obras com maior qualidade à população.
Com carga total de 16 horas distribuídas entre os quatro dias, o curso foi ministrado na Sala de Licitações do prédio da Presidência de forma presencial e remota, e abordou conceitos, normas e metodologias modernas de gerenciamento de riscos com base nas diretrizes da norma internacional ISO 31000, no PMBOK (guia de práticas do gerenciamento de projetos) e nas legislações aplicáveis — como as Leis 14.133/2021, 13.303/2016 e 8.666/1993.
Os dois primeiros dias foram ministrados pelo professor e ex-vice Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Francisco Netto, enquanto os dois dias finais ficaram sob a responsabilidade do diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), engenheiro José Eduardo Guidi, ambos com extenso conhecimento na área de gestão pública.
Durante a imersão, os participantes tiveram a oportunidade de explorar ferramentas e práticas essenciais, como matriz de riscos, análise qualitativa e quantitativa, simulações de Monte Carlo e diagrama. O conteúdo do curso incluiu, ainda, alocação e mitigação de riscos, regimes de execução contratual, estratégias para prevenção de litígios e o uso de instrumentos como seguros e garantias contratuais.
Para a chefe do Departamento de Planejamento da Diretoria de Planejamento e Projetos, Luana Martins, o maior diferencial trazido durante a imersão foi a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o treinamento. “Foi algo que já havíamos solicitado à Escola Corporativa, que fosse um curso mais prático do que teórico, e acho que atingimos esse objetivo. Nós já fazemos gerenciamento de riscos, e o curso trouxe novas ferramentas e aprofundou alguns conceitos que a gente precisava para poder fazer o que a gente faz de uma maneira melhor e mais eficiente”, ressaltou.
No dia de encerramento da capacitação, sexta-feira (25), o grupo organizou um lanche da tarde coletivo na Sala de Licitações para comemorar o fechamento da imersão. A cerimônia contou, ainda, com a presença do Diretor de Suporte da Novacap, Elie Issa El Chidiac — responsável pelo Compliance da companhia —, que agradeceu aos palestrantes e saudou a realização do curso.
“A Novacap está investindo muito nisso. Queremos realmente fazer sempre o mapeamento de riscos, especialmente dos nossos projetos, para termos a previsibilidade de riscos de cada um deles. Eu queria pedir aos meus colegas para realmente usar essas ferramentas. Isso vai nos ajudar muito a diminuir vários custos e riscos, e hoje é quase uma obrigação: toda licitação tem que ter um mapeamento de riscos”, destacou o diretor.
Texto: Henrique Fregonasse (sob a supervisão de Ádamo Dan)
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300