Governo do Distrito Federal
14/02/22 às 8h42 - Atualizado em 3/11/22 às 14h52

Espaço Niemeyer reabre com mostra sobre a Novacap

COMPARTILHAR

“Exposição comemora os 66 anos da companhia, criada por Juscelino Kubitschek antes da inauguração de Brasília”

 

 

Para celebrar os 66 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Espaço Oscar Niemeyer (EON), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), reabre as suas portas ao público nesta sexta-feira (11). Intitulada Novacap, Construtora de Monumentos, uma exposição percorre a linha do tempo do órgão cuja história se confunde com a gênese de Brasília.

 

“Essa exposição é uma bela síntese da história de Brasília”, pontua o subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Brayner. “Primeiro porque foi a Novacap que transformou os traços ousados das pranchetas na Brasília real e modernista de que usufruímos hoje. Segundo, porque passaram pelos quadros da companhia representantes da elite cultural do país, como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx, que produziram boa parte da beleza de nossa cidade.”

 

Reformas

 

Fechado desde março de 2020, por conta do isolamento social exigido no enfrentamento à pandemia da covid-19, o museu recebeu reformas para sua reabertura segura à população. Foram feitos reparos no telhado, que ainda estava no seguro da obra, pintura e troca de trilhos de iluminação.

 

“Reabrir esse espaço, com qualidade e segurança, celebrando a importância histórica da Novacap, é um presente para a cidade e todos os cidadãos”, ressalta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

 

Criada em 19 de setembro de 1956 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a Novacap surgiu com a função de gerir a construção da capital num cronograma apertado. “A Novacap tem sido fiel à sua concepção original: é uma empresa que nasceu para executar, pois traz o gene de célebres engenheiros, arquitetos e urbanistas”, afirma o presidente da companhia, Fernando Leite. “Nas palavras poéticas de Cecília Meireles, os dois arquitetos que fizeram a capital [Niemeyer e Lucio Costa] não pensaram em construir beleza, pois seria fácil demais. Eles ergueram o espanto deles e deixaram o espanto inexplicado”.

 

A mostra

 

A exposição terá objetos e maquinários históricos da empresa, registros funcionais de trabalhadores, plantas e maquetes. “A prioridade é retratar a Novacap em três tempos: como uma empresa orgulhosa do seu passado, mas também comprometida com o presente e o futuro da capital”, sintetiza o assessor especial da Secec Felipe Ramón, que assina a curadoria da mostra junto à gerente de acervo da Secretaria do Patrimônio Cultural, Aline Ferrari.

 

A estrutura circular do Espaço Oscar Niemeyer – projetado pelo arquiteto de Brasília e inaugurado em 1989 – vai receber, em sua área de 40 metros de diâmetro, objetos utilizados na época da construção da capital (teodolito, ferramentas e mesas de projeto, entre outros), documentos históricos, contracheques de figuras ilustres, plantas de monumentos e a relação com o nome de todos os funcionários que trabalharam na Novacap durante a construção (1956-1960).

 

No prédio em estrutura curva, que abraça o circular, estarão abertas para visitação duas maquetes originais de Niemeyer. Uma parede receberá a linha do tempo com fotos da construção. Outra vai expor comunicações institucionais da Novacap, nas quais constarão visão de futuro, missão e valores da empresa.

 

Na parte externa, estarão expostos maquinários grandes, como um Fusca antigo da empresa e um trator rural histórico, entre outros equipamentos pesados.

 

O texto de parede da exposição, assinado pelo jornalista João Carlos Amador, informa aos visitantes que “A construção de Brasília só foi possível graças à visão, ao talento e à coragem de Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lucio Costa e todos os pioneiros e candangos que participaram dessa grande saga”, resume o texto de apresentação da mostra, assinado pelo jornalista João Carlos Amador. “Nada aconteceria sem o suporte da Companhia Urbanizadora da Nova Capital”.

 

Exposição: Novacap, Construtora de Monumentos

 

* Abertura: sexta (11), no Espaço Oscar Niemeyer – Praça dos Três Poderes, Bloco J.

* Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos das 9h às 17h.

 

É obrigatório o uso de máscaras no local.

 

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300