Governo do Distrito Federal
2/08/16 às 11h49 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Exposição de 60 anos da Novacap é aberta

COMPARTILHAR

exposicao-novacap-60-anos 1

Fotos: Toninho Tavares/Agência Brasília

A exposição resgata a história dos funcionários da Novacap no ano do sexagenário de criação da Companhia

Para dar início às comemorações dos 60 anos, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) inaugurou a “Exposição Novacap 60 anos – A história da criação de uma Capital”, no Salão Branco do Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (dia 1º/08).

A exposição resgata a história dos funcionários da Novacap no ano do sexagenário de criação da Companhia que construiu a Nova Capital Federal. “Os funcionários são as peças fundamentais para a empresa chegar aos sessenta anos. Em cada detalhe dos monumentos e espaços verdes de Brasília, tem o cuidado de um funcionário da Novacap”, destaca o presidente da Companhia, Júlio Menegotto.

A Novacap é a própria história de Brasília. Criada ainda no Rio de Janeiro, em 1956, teve a finalidade única de gerenciar e coordenar a construção da nova Capital do Brasil. A primeira diretoria da Novacap teve como servidores Israel Pinheiro, o primeiro presidente da Companhia e Bernardo Sayão, Ernesto Silva e Iris Meinberg, como diretores. Além de Oscar Niemeyer à frente do Departamento de Urbanismo e Arquitetura.

Nestes anos após a inauguração de Brasília em abril de 1960, a Novacap continuou como principal braço executor das obras do Governo de Brasília. “Agora, ao completar 60 anos, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, faz uma homenagem a todos que ajudaram a construir e materializar o sonho de Juscelino Kubitschek que acreditou e confiou à Novacap a missão de construir Brasília”, disse Júlio.

A “Exposição Novacap 60 anos – A história da criação de uma Capital” reúne 36 fotos que contam a trajetória da companhia desde a criação em 1956 até os dias atuais. Além de expor também veículos que fizeram parte da história da empresa. No palácio do Buriti estará exposto o Fusca adquirido pela Novacap em 1985, de 1600 cilindradas, movido a álcool.

O veículo foi um dos veículos mais usados pela NOVACAP no apoio às suas atividades de implantação e manutenção da infraestrutura urbana de Brasília. Mantido em condições operacionais até os dias de hoje pela equipe de manutenção da empresa, ainda hoje realiza serviços administrativos internos

A “Exposição Novacap 60 anos – A história da criação de uma Capital” é itinerante e do Palácio do Buriti irá para a Câmara legislativa (a partir de 17/08).

A abertura da exposição contou com a presença do diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto; os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra; de Mobilidade, Marcos Dantas; de Cultura, Guilherme Reis; e de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; e o chefe da Assessoria Internacional, Oskar Klingl.

exposicao-novacap-60-anos 3exposicao-novacap-60-anos 2

exposicao-novacap-60-anos 4exposicao-novacap-60-anos 5

exposicao-novacap-60-anos 6exposicao-novacap-60-anos 8

exposicao-novacap-60-anos 9exposicao-novacap-60-anos 11

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300