Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/25 às 10h45 - Atualizado em 14/02/25 às 10h45

Gerentes de Riscos da Novacap iniciam agenda de reuniões de 2025

COMPARTILHAR

Primeiro encontro do ano reuniu equipe designada para o trabalho e marcou o avanço da gestão de riscos na companhia

 

 

A Novacap promoveu a primeira reunião com os Gerentes de Riscos da Novacap nesta semana. Eles são responsáveis por mapear, identificar e tratar ameaças institucionais. O encontro, que contou com a participação dos gerentes designados, teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos da área, reforçar o papel dos profissionais e definir os próximos passos.

 

A abertura ficou a cargo do diretor Administrativo da Novacap, Elie Issa el Chidiac, e marcou o início das atividades deste ano. Durante a reunião, foram apresentados temas como a linha do tempo da gestão de riscos na Novacap, a distinção entre riscos operacionais e estratégicos e as etapas desse processo dentro da empresa.

 

Além disso, os participantes revisaram o papel dos Gerentes de Riscos, que devem mapear e avaliar ameaças, elaborar planos de mitigação e manter os dados atualizados no sistema Saeweb. Também foi definido um cronograma para o primeiro semestre deste ano, que inclui treinamentos, revisões de processos e a elaboração de relatórios sobre os riscos identificados.

 

Os gerentes são técnicos indicados por seus gestores e atuam em conjunto com a Assessoria de Governança, utilizando o Sistema Saeweb, da Controladoria-Geral do Distrito Federal, para monitoramento dos riscos mapeados.

 

A metodologia adotada pela Companhia segue os princípios da Norma ABNT NBR ISO 31.000/2018, garantindo alinhamento com boas práticas internacionais de gestão de riscos. Os encontros de acompanhamento ocorrerão possivelmente todos os meses, permitindo a troca de informações entre os participantes e o controle das iniciativas implementadas.

 

“Vejo com excelentes olhos a iniciativa da Novacap, não apenas para atuar dentro da legalidade, mas também pela importância atribuída ao tema dentro da empresa. Pensar nos riscos que podem surgir e dar a devida atenção a isso no planejamento faz com que erremos menos e sejamos mais assertivos. Isso impacta todas as áreas da Companhia, permitindo processos mais bem estruturados e maior eficiência na alocação de recursos, evitando retrabalho”, afirma a chefe de Departamento da Diretoria de Planejamento de Projetos, Luana Martins.

 

De acordo com a Novacap, essas reuniões periódicas são fundamentais para fortalecer a cultura de gestão de riscos dentro da empresa, garantindo mais eficiência e transparência nos processos internos.

 

Texto e fotos Letícia Lima (sob a supervisão de Ádamo Dan)

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300