Com a manutenção em dia, Mané Garrincha poderá receber até dois jogos por semana
O gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está passando por manutenção desde o início do mês, quando a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) assinou o contrato com a empresa Greenleaf Gramados. Com a previsão de oito meses de duração e no valor de R$ 720 mil, o contrato prevê também os serviços de iluminação suplementar artificial nas regiões que não costumam pegar sol.
“Como a Novacap foi incumbida de construir o Estádio, fomos solicitados pela Secretaria de Turismo e pela Terracap, respectivamente, para realizar a licitação, contratação e fiscalização dos serviços de manutenção do gramado. Após a conclusão, o serviço será repassado para a secretaria”, disse o presidente da Novacap, Hermes de Paula.
A técnica de iluminação suplementar auxilia o crescimento uniforme da grama em toda a extensão do campo e já é aplicada em vários outros estádios do País, como o Maracanã e o Engenhão, no Rio de Janeiro, a Arena Corinthians, em São Paulo, o Mineirão, em Belo Horizonte, e a Fonte Nova, em Salvador.
Além da complementação de luminosidade do gramado, serviços como corte, adubação, combate a pragas e aeração — pequenos furos no gramado para aumentar a oxigenação das raízes e potencializar o efeito dos adubos — voltaram a fazer parte da rotina de cuidados com o campo. “Essa transição do verão para o inverno exige manutenção intensiva”, explica Ricardo Kornelius, engenheiro agrônomo responsável técnico pelos reparos. Os sistemas de irrigação e drenagem também passaram por consertos.
De acordo com ele, um estudo foi realizado na época da construção do Estádio para identificar a necessidade de luminosidade do gramado em cada época do ano. “Com esse estudo, podemos colocar os equipamentos de luz suplementar no espaço certo do gramado”, pontua o engenheiro agrônomo.
A expectativa da empresa que realiza a manutenção é que até o fim do mês de junho, o gramado do Mané Garrincha esteja em plenas condições para sediar dois jogos de futebol por semana.
Manutenção renovada
De janeiro a maio, o local deixou de receber manutenção adequada por indisponibilidade financeira e foram mantidos apenas os cuidados básicos de irrigação automática. Porém, o panorama de melhorias no estádio começou a mudar em 1º de junho, quando a Greenleaf Gramados, empresa vencedora de licitação concluída em 25 de maio, reassumiu o trabalho de manutenção do campo. O contrato vale até janeiro de 2016 — o anterior havia expirado em dezembro.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300