Proposta consiste na requalificação de calçadas e rampas de acessibilidade para melhorar a circulação de pedestres e pessoas com deficiência até paradas de ônibus
Trata-se de um projeto de sistema viário de rota acessível do Instituto Federal de Brasília (IFB) de São Sebastião desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a execução das obras será feita pela Novacap, com emenda do deputado Chico Vigilante.
Serão investidos aproximadamente R$ 656 mil. A requalificação das rotas acessíveis tem o objetivo de interligar as unidades escolares aos pontos de transporte coletivo, como paradas de ônibus e estações de metrô. Dessa forma, busca-se garantir a circulação segura de pedestres, em especial, de pessoas com mobilidade reduzida.
As intervenções visam à correção de problemas no trajeto, como a interrupção da calçada nos acessos aos lotes por veículos e estreitamento dos passeios devido à colocação de postes e placas de sinalização. O prazo para a finalização das obras é de até 330 dias.
Rotas acessíveis
O projeto “Rotas acessíveis” define locais prioritários para investimentos em acessibilidade e tem como foco facilitar o acesso aos equipamentos públicos e o entorno das estações de metrô, de modo a beneficiar o maior número de usuários.
A partir da escolha do equipamento público, a área técnica da Seduh desenvolve o projeto da rota tomando como base os pontos de ônibus mais próximos estabelecendo trajetos contínuos, sinalizados e livres de quaisquer obstáculos. O objetivo é garantir a circulação segura de pedestres em geral, principalmente de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Até o momento foram desenvolvidos 40 projetos das rotas, após a conclusão da etapa dos Hospitais Regionais, o projeto focou nos Centros de Ensino Especial e de Ensino não seriado, Universidades e Institutos Federais.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300