Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/25 às 17h02 - Atualizado em 5/06/25 às 17h02

iNovaBIM apresenta novos caminhos para modernizar cada vez mais a Novacap

COMPARTILHAR

Programa promove maior integração entre equipes técnicas, reduzir prazos e custos, e elevar o padrão dos empreendimentos públicos, desde a concepção até a operação das edificações

 

 

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) lançou, nesta quarta-feira (4), o Programa INovaBIM – Novos Caminhos para Projetar e Construir. O evento foi realizado no Espaço Multiuso Rubens Resende Macarrão, e reuniu engenheiros, arquitetos, gestores públicos e servidores da área técnica do Distrito Federal.

 

O objetivo principal do programa é modernizar os projetos e obras públicas por meio da implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling), além de sensibilizar os profissionais sobre os benefícios dessa inovação na administração pública.

 

A programação conta com a apresentação do case do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB), uma obra pública do DF projetada com o uso do BIM, como exemplo prático dos avanços proporcionados por essa tecnologia.

 

“Esse evento é fundamental para desmistificar o BIM, que já é realidade tanto no setor público quanto na iniciativa privada. O projeto-piloto, da Casa da Mulher, foi desenvolvido a partir de um projeto 2D e depois modelado em BIM. Agora, seguimos para a etapa de orçamentação, consolida o BIM como padrão futuro da empresa”, relata o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies.

 

Compromisso com a inovação na gestão pública

 

O INovaBIM representa um passo decisivo rumo à modernização da engenharia pública do Distrito Federal. A iniciativa está alinhada ao compromisso da Novacap e do Governo do Distrito Federal (GDF) com a inovação, a excelência na gestão de recursos públicos e a entrega de obras com mais qualidade, eficiência e transparência.

 

“O lançamento do iNovaBIM é um grande marco para a transformação digital da companhia”, acrescentou Késia Alves, engenheira civil e consultora de implementação BIM. “A ideia é disseminar o projeto-piloto que foi desenvolvido com nosso apoio ao longo de cinco meses e, por meio deste evento, compartilhar experiências, ganhos e aprendizados, motiva todos a priorizarem esse sistema e sua execução.”

 

Com a adoção do BIM, a Novacap busca promover maior integração entre equipes técnicas, reduzir prazos e custos, e elevar o padrão dos empreendimentos públicos, desde a concepção até a operação das edificações.

 

“Estamos aproveitando a oportunidade para lançar esse programa dentro da empresa, onde todas as ações referentes ao BIM marcam esse registro para que a gente possa avançar na modernização da empresa”, destacou a engenheira Maruska Holanda. “Aproveitamos o evento também para apresentar um case de um projeto já construído com modelagem BIM, totalmente desenvolvido por sete empregados da empresa, com apoio de consultoras experientes. Também trouxemos fiscais de obras no método tradicional para comparar com o BIM, que é uma excelente ferramenta para a Novacap”, completou.

 

Metodologia BIM: eficiência em todo o ciclo de vida da obra

 

O Building Information Modeling é uma metodologia que permite a criação de modelos digitais integrados em 3D, reune informações de todas as etapas de um projeto: arquitetura, engenharia, instalações, cronograma, orçamento, entre outros. Ele acompanha todo o ciclo de vida da construção, desde o planejamento até a operação e manutenção, garante mais controle, previsibilidade e qualidade.

 

Além disso, a metodologia facilita a colaboração entre as equipes envolvidas, evita retrabalhos por meio da detecção antecipada de interferências, e contribui para um uso mais racional de materiais e recursos públicos. A visualização tridimensional também torna o projeto mais compreensível para todos os atores envolvidos.

 

“O BIM é um marco na Novacap”, afirmou o presidente, Fernando Leite. “Celebramos hoje um processo iniciado em 2022. Já tivemos várias etapas e agora estamos em um momento muito importante com o iNovaBIM. Tenho certeza de que, a partir de agora, nossas obras terão outro olhar: melhor gestão, qualidade, redução de custos e prazos.”

 

 

Centro de Referência da Mulher Brasileira é exemplo de aplicação do BIM

 

Um dos destaques do programa será a apresentação do projeto dos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs), que utilizam o BIM em sua concepção e execução. A mais recente unidade foi inaugurada em 15 de maio, em Sobradinho II. Outras três unidades foram entregues no mesmo mês, localizadas no Recanto das Emas, em São Sebastião e no Sol Nascente. Somadas à Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, o Distrito Federal passa a contar com cinco equipamentos especializados no atendimento à mulher.

 

A construção dos CRMBs é fruto de uma parceria entre o GDF, por meio da Secretaria da Mulher do DF, a Novacap e o Ministério da Mulher, com investimento total de aproximadamente R$ 8,8 milhões, inclui recursos federais e contrapartida distrital. As unidades contam com estrutura completa para acolhimento e atendimento das mulheres, com salas multiuso, brinquedoteca com fraldário, espaço de convivência, recepção, estacionamento e áreas com paisagismo.

 

“A gestão pública precisa se apropriar dessas ferramentas para melhorar a vida do cidadão”, afirmou a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. “Vemos como de grande importância eventos como esse, que capacitam os profissionais e incentivam a adesão a novas tecnologias de gestão.”

 

 

Capacitação e implantação do BIM na Novacap

 

Para garantir a implementação eficaz do BIM, a Novacap realizou uma capacitação intensiva com duração de quatro meses, voltada para os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura da companhia. O curso, conduzido por empresa especializada, incluiu práticas com desenvolvimento de projetos do zero, respeita as áreas de atuação específicas dos participantes.

 

Durante a capacitação, foram abordados os quatro pilares essenciais da metodologia BIM: o uso de ferramentas tecnológicas para modelagem 3D, a adequação da infraestrutura com equipamentos compatíveis, a organização interna dos processos e, sobretudo, a capacitação contínua das pessoas envolvidas.

 

“Estamos com a Novacap há mais de uma década, sempre como parceiro fornecemos tecnologia, treinamento e consultoria para viabilizar a implantação do BIM e de novas tecnologias”, explicou o diretor da Pro-Systems, Lourival Machado. “Nossa intenção é continuar com essa parceria e construirmos juntos essa capacitação.”

 

“Temos acompanhado a Novacap por um longo período, tanto no suporte tecnológico quanto no incentivo às boas práticas”, afirmou technical specialist e líder de sustentabilidade na Autodesk, Fernanda Machado. “Nosso foco é trazer inovação ao setor público, a realizar contribuição com projetos melhores, prazos mais eficientes, redução de custos e uma boa abordagem de implementação.”

 

Texto: Carlos Spies (sob a supervisão de Ádamo Dan)

Fotos: Kiko Paz

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300