Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/22 às 15h21 - Atualizado em 3/11/22 às 14h52

Ipês roxo começam a enfeitar as ruas de Brasília

COMPARTILHAR

A paisagem da capital ficou mais colorida com o início da temporada de floração dos Ipês. E, a cor que está enfeitando as ruas do Distrito Federal é a roxa

 

 

Os ipês são árvores conhecidas por sua beleza e coloração exuberante, que chamam atenção de todos.  A espécie, considerada símbolo de Brasília, se torna nessa época do ano a sensação de quem mora e visita a capital. A Novacap tem catalogado cerca de 250 mil ipês em todo o Distrito Federal, de cinco espécies: roxa, amarela, branca, rosa e o raro ipê verde.

 

 

O primeiro que aparece é sempre o ipê roxo. Esta espécie costuma ter a floração entre maio e agosto e, dependendo do frio e da estiagem, pode surgir em meses anteriores com a folhagem despida. Por ter a chance de florescer mais de uma vez na mesma estação, as flores podem coexistir com as folhas velhas. Neste caso, se houver nova floração, ela apresenta menor intensidade e fica limitada a poucos galhos.

 

Em seguida, é a vez do amarelo. Sua floração acontece entre julho e setembro e é uma das cores mais contempladas pela população. A espécie pode florir mais de uma vez na estação, com intervalo entre 10-15 dias. De setembro a novembro, os frutos amadurecem, com o surgimento de novas folhas. Já o ipê-amarelo peludo, começa a florescer no período entre agosto e outubro.

 

O ipê branco começa a enfeitar as ruas entre agosto e dezembro. A mesma planta pode ter entre duas ou três florações seguidas, na mesma estação. Porém, só uma delas é de maior intensidade. Pouco conhecido pela população, o Ipê verde começa sua floração entre agosto e setembro, com a planta quase toda despida de folhagem, e seus frutos amadurecem entre setembro e outubro.

 

Últimas espécies a florir são o ipê rosa e o verde, na sua floração perdem as folhas e se encobre de flores. As árvores também são capazes de florescer mais de uma vez na mesma estação. A época de florescimento é a mesma da frutificação, que ocorre entre agosto a outubro. Algumas unidades podem florescer antecipadamente.

 

“Brasília hoje é a Capital dos Ipês, nenhuma outra cidade do mundo tem essa beleza única. O Departamento de Parques e Jardins está trabalhando para chegarmos á marca de um milhão de ipês na nossa capital. Hoje tem pessoas de outras capitais e até do exterior que nesta época vem admirar essa beleza única. Recebemos centenas de pedidos anualmente de mudas de ipês, inclusive a NOVACAP estará transferindo a Capital Macapá tecnologia de produção das variadas espécies, sendo o carro chefe os ipês”, acrescenta Raimundo Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap.

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300