Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/21 às 11h17 - Atualizado em 21/10/21 às 16h29

Muito além dos Ipês: Flamboyants

O que encanta os brasilienses durante a primavera.

 

Foto: Kiko Paz

 

Passada a época dos Ipês na capital federal, surgem os novos protagonistas das redes sociais, os Flamboyants. Em francês, “Flamboyant” significa chamativo. Não é à toa, com cores chamativas e vibrantes, a árvore trazida da África no século 19 está presente em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

 

De grande e médio porte, os Flamboyants florescem entre Outubro e Dezembro, podendo ser encontrados em três cores: Vermelho, laranja e amarelo. Diferentemente do Ipê, os Flamboyants florescem e duram cerca de 30 a 40 dias. Por aqui, a Novacap foi responsável por realizar o plantio de 100 mil árvores dessa espécie, sendo que metade delas estão no Plano Piloto.

 

Como plantar

 

Podendo chegar a 18 de metros de altura, o Flamboyant possui raízes longas e agressivas. Por isso, não é recomendado o plantio perto de calçadas, casas e edifícios. Quem deseja adquirir um Flamboyant deve procurar o Departamento de Parques e Jardins da Novacap, que passará todas as orientações técnicas necessárias, como tipo de adubação, tipo de cova, localização, além de fazermos o acompanhamento.

 

É importante lembrar que o plantio de Flamboyant em áreas públicas só pode ser realizado com a autorização da Novacap, por isso, é importante entrar em contato com a companhia antes de adquirir uma muda.

 

“Hoje temos flamboyants em todo o Distrito Federal. A região do Plano Piloto tem a maior concentração da espécie. Os  flamboyants possuem três variações de cores, a vermelha, a amarela e a roxa”, destaca Raimundo Silva, chefe do departamento de parques e jardins da Novacap. Raimundo Silva ressalta ainda, a importância de respeitar o plano diretor de manutenção de áreas verdes do DF.

 

“Pedimos para que a população não plante árvores, de qualquer espécie de forma desordenada, pois no futuro elas podem trazer transtornos e prejuízos para a comunidade local, como quando plantadas perto das vias, pode atrapalhar a visualização da sinalização de trânsito, e até mesmo invadir as calçadas, quando plantadas muito perto das residências, pode ter galhos que quebrarão janelas com ventos fortes, entre outras situações”, concluiu.

 

Foto: Kiko Paz

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300