Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/12 às 12h28 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Museu Histórico de Brasília sem pichações

COMPARTILHAR

Boa notícia para os turistas e visitantes da Praça dos Três Poderes. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou operação especial, nesta quarta-feira (5), para remover as recentes pichações no Museu Histórico de Brasília, na Praça. As equipes utilizaram um produto biodegradável que não agride a rede de águas pluviais e o meio ambiente.

Segundo o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, a estrutura porosa de mármore do museu dificultou a remoção, porém, o produto agiu diretamente desintegrando a tinta da pichação e resguardando a pedra. “Foi uma tentativa de a Novacap contribuir com o trabalho do Serviço de Limpeza Urbana. Conseguimos deixar o monumento limpo e pronto para receber os turistas no feriado de 7 de setembro”, explicou.

O diretor Administrativo da Companhia, André Fortes, coordenador dos trabalhos, ficou satisfeito com os resultados. “Conseguimos fazer a retirada de 100% das pichações. No entanto, é sempre bom ressaltar que operações como essa são sempre muito trabalhosas e caras. É importante a população se sensibilizar para a importância de preservar o patrimônio, evitar os atos de vandalismo e manter a integridade dos monumentos”, reiterou o diretor.

Pichação – No dia 22 de julho deste ano, participantes do Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas protestaram por avanços na reforma agrária e, inoportunamente, picharam o monumento. Desde então, o GDF tem feito várias tentativas de remoção do ato de vandalismo. No último sábado (1º), a Novacap, em parceria com o SLU, realizou uma grande operação de limpeza e recuperação das pedras portuguesas do monumento histórico. A operação foi concluída com a retirada das pichações.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300