Consultoria técnica capacitou equipe profissional
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) concluiu a primeira etapa prática do Plano de Implementação da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção). A ação foi conduzida no âmbito da Diretoria de Planejamento e Projetos e resultou na entrega oficial do planejamento à presidência da empresa.
A consultoria técnica contratada para esta fase teve o objetivo de apoiar a aplicação do BIM em projetos de edificações e preparar a companhia para futuros avanços na área de urbanização. Os principais focos estiveram o mapeamento de processos, a capacitação de equipes e a estruturação da biblioteca BIM. O próximo passo é a implantação de um projeto-piloto, que está em fase de assinatura.
Entre os principais resultados da primeira fase, destaque para:
– Mapeamento de Processos: Estruturação dos fluxos de trabalho da diretoria, adaptados às demandas específicas dos projetos de edificações.
– Capacitação Técnica: Realização de curso prático para seis servidores de diferentes especialidades, capacitados para desenvolver projetos do zero em ambiente colaborativo e atuar como multiplicadores internos.
– Integração Tecnológica: Aproveitamento da infraestrutura já existente na Novacap, com uso de softwares como Autodesk Collection, QI Builder, TQS, Archicad e SAP2000.
– Biblioteca BIM: Início da padronização de uma base de dados com elementos paramétricos, que será expandida nas próximas fases.
– Interoperabilidade entre disciplinas: Implantação do primeiro nível de maturidade BIM, com integração entre diferentes especialidades em ambiente digital unificado.
De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho BIM da Novacap, Celso Cerchi Bonatti, a estratégia de divisão por frentes de atuação buscou respeitar as especificidades de cada área. “Desde o início, estruturamos a implementação do BIM em dois projetos-piloto distintos, considera se as diferenças técnicas entre edificações e obras de urbanização, como drenagem e pavimentação”, explica Bonatti.
O trabalho culminou no lançamento do Programa INovaBIM da Novacap, que fomenta a implantação da metodologia.
Próxima fase
Com a conclusão da etapa inicial, a companhia avança agora para a segunda fase do projeto, que será conduzida pela Diretoria de Obras (DO). O novo piloto terá como foco projetos de drenagem e pavimentação, para adaptar a metodologia BIM às demandas da engenharia urbana.
Segundo o coordenador da frente na DO, Danilo da Cruz Pereira, essa segunda etapa consolida um trabalho que vem sendo construído há anos. “A gente vem trabalhando com BIM na Diretoria de Obras da Novacap há cerca de cinco anos, dentro do GT-BIM. Com o apoio do presidente Fernando Leite, conseguimos capacitar toda a equipe técnica em softwares como Revit, AutoCAD, Civil 3D e QGIS, o que foi essencial para nivelar o conhecimento dentro da Diretoria de Obras”, afirma.
Danilo destaca que o projeto-piloto em infraestrutura é um marco para a empresa. “Com o suporte do nosso Diretor de Urbanização, André Luiz Oliveira Vaz, demos um passo importante e viabilizamos a contratação de uma consultoria especializada para implantar o nosso projeto-piloto em BIM para infraestrutura. Esse projeto contempla pavimentação, drenagem, dispositivos de captação e bacias de detenção”, explica.
A disseminação do conhecimento adquirido será feita internamente por meio de encontros técnicos e da atuação de servidores capacitados como BIM Managers, garante continuidade e replicabilidade do processo em outras áreas da companhia.
Ele também ressalta o pioneirismo da iniciativa. “É o primeiro projeto nesse formato em uma empresa pública do Distrito Federal, e representa um marco para a Novacap, traz mais eficiência, precisão técnica e transparência nos nossos projetos”, finaliza.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300