Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/16 às 18h55 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Novacap compartilha conhecimento com produtores do DF

COMPARTILHAR

curso-viveiro-DSC08940

Em 60 anos de vida, a Novacap fez história no campo da jardinagem e durante um mês repassou conhecimento para produtores e técnicos da Emater

Produtores rurais de todo o Distrito Federal e técnicos da Emater-DF estiveram por um mês nos Viveiros I e II da Novacap interessados em aprender sobre a Produção de Plantas Ornamentais. Ao todo, 41 alunos se inscreveram e participaram do curso onde puderam aprender um pouco mais sobre os cuidados, as técnicas, a coleta e o beneficiamento de frutos.

curso-viveiro-9“Esse curso surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade de produtores rurais do DF e da Emater. Havia uma necessidade em conhecer mais sobre a produção de plantas temporárias e a Novacap tem muito experiência no tema”, explicou Alfred Luciano Fabio Gomes de Castro (foto ao lado), Chefe da SEFLOR/DIAGRO/DPJ e idealizador do curso.

Na quarta feira (25/5) no encerramento do curso, o momento do reconhecimento pelo empenho e dedicação de cada um. “Vocês são especiais, porque vocês mexem com a terra”, congratulou Diógenes da Silva Costa, chefe do Departamento de Recursos Humanos e representante do presidente Júlio Menegotto no evento.

Diógenes elogiou a dedicação de cada aluno e complementou: “a gente precisa de pessoas como vocês para dar uma cara nova a esse planeta e tenho certeza que vocês serão multiplicadores”, disse. Alfred reforçou aos alunos que eles podem retornar aos viveiros da Novacap “sempre que tiverem dúvida, estaremos sempre aqui à disposição para esclarecer tudo”, afirmou.

Compromisso aceito por Carlos Moraes, da Emater do Paranoá, que garantiu que irá repassar o conhecimento adquirido no curso. “Em todo o DF, a equipe mais capacitada em matéria de floricultura é a Novacap e encontramos aqui mais do que conhecimento, mas paixão pelo que fazem”, disse.

curso-viveiro-20160504 092758

Alunos aprendem sobre a produção de arbustos

Regina Franco, funcionária pública aposentada e estreante no ofício de produtora rural falou pelos produtores e destacou que “de tudo o que a gente aprendeu aqui, na parte técnica principalmente, o que aconteceu foi que a nossa paixão pelo tema aumentou ainda mais”, disse.

Miriam Camargo, também produtora, ressaltou que o curso foi para ela muito aprendizado. “aprendi coisas que eu nem tinha ideia e o curso foi muito bem montado, com muita prática”, elogiou.

A nossa ideia inicial era dar um curso voltado apenas para flores, mas decidimos incluir tudo: herbáceas, arbustos, produção de árvores. “A gente diversificou para que se tivesse opção”, explicou Alfred.

curso-viveiro-20160518 102835

Aula de Produção de Árvores

O curso durou um mês e o curso foi dividido em módulos – quatro ao todo: Produção de Flores, Produção de Herbáceas, Produção de Arbustos e Coleta e beneficiamento de frutos e sementes Produção Palmeiras, ministrados no viveiro I e de Produção de árvores (Nativas e adaptadas ao bioma cerrado), no Viveiro II.

Em cada encontro – também quatro ao todo – os participantes “botaram a mão na massa”, segundo Alfred. Ele explicou que os módulos foram divididos em estações e ao passar por cada uma delas, os alunos aprenderam sobre substratos e envasamentos, Semeio; Repicagem e transplantio e Transporte e rustificação (Módulo I); estaquia e multiplicação de ervas e arbustos, enviveiramento e semeio; cultivo de matrizes; produção de mudas para vasos e confecção de Arranjos Ornamentais (Módulo II); visita ao mostruário e câmara de armazenamento de sementes, envasamento de tubetes e embalagens de 7 litros, semeio, Repicagem e transplantio e rustificação e produção de mudas no chão (Modulo III); e finalmente, no módulos IV: coleta e beneficiamento de frutos e sementes, sementeira e produção de mudas, repicagem, transplantio e enviveiramento e rustificação e produção de mudas no chão.

curso-viveiro-7curso-viveiro-IMG 5462

Produção de árvores e flores nos viveiros da Novacap

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300