24/01/14 às 12h55 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00
Foto: Agência Brasília/GDF.
Próxima etapa será a construção de uma ponte na travessia do Córrego do Cortado
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) concluiu os trabalhos de estabilização do terreno e de recuperação da área erodida na travessia do Córrego do Cortado, na Avenida Elmo Serejo, no sentido centro de Taguatinga.
Entre os dias 25 de novembro e 5 de janeiro, as equipes técnicas trabalharam no aterramento e na implantação de estacas de aço ao longo de toda a margem do terreno, de forma a dar sustentação definitiva e a evitar qualquer novo processo erosivo.
Com os trabalhos concluídos, no último dia 06 de janeiro, o Departamento de Trânsito (Detran) autorizou a liberação do trânsito na pista da esquerda, no sentido centro de Taguatinga, como forma de desafogar o tráfego na região. Porém, ainda está mantida a interdição de duas faixas, onde serão iniciados os trabalhos de construção da ponte.
Ponte
A solução definitiva para a liberação de todas as faixas será a construção de uma ponte. Para isso, a Novacap já lançou edital de construção da edificação, que contará com três faixas no sentido centro de Taguatinga. Vale ressaltar que a obra será executada em etapas para evitar a interdição total da via.
A licitação, no valor de R$ 5,6 milhões, já está em andamento, e as propostas devem ser abertas no próximo dia 31 de janeiro. Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá 90 dias para concluir a obra.
A Novacap esclarece que todo o trabalho de recuperação da erosão foi executado com a devida licença ambiental e com o acompanhamento de engenheiros e técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).