28/09/23 às 17h22 - Atualizado em 28/09/23 às 17h22

Novacap lança Plano de Implantação do BIM

Objetivo é gerar inovação no gerenciamento dos fluxos de trabalho da Novacap

O Grupo de Trabalho BIM da Novacap lançou recentemente o Plano de Implantação BIM (PIB) para a Companhia. A ação aconteceu após uma palestra sobre o tema com a presença da Empresa Sete, que dá suporte para essa modernização. A apresentação do sistema integrado BIM demonstra que a Novacap adere a estratégias inovadoras e ações integradas, garantindo que os fluxos de trabalho sejam bem gerenciados.

“É importante dizer que ter um plano de implantação do BIM já é uma demarcação de um caminho que a gente pode seguir. Para chegar nesse estágio foi muito difícil, porque a gente teve que fazer interação com uma série de pessoas, uma série de áreas, um conjunto de disciplinas vasto para que pudéssemos concluir o plano de implementação do BIM”, disse Geraldino Bastos, Presidente do Grupo de Trabalho BIM.

Durante a palestra, foi explicado como este software conjunto de informações realiza o ciclo de construção, trazendo soluções efetivas na edificação de obras públicas. Fazendo uso da modelagem 3D, o BIM realiza uma análise minuciosa de cada detalhe em tempo real, sendo possível, por exemplo, planejar melhor a compra de materiais.

Gustavo Lemes, engenheiro civil representante da Empresa Sete, ressaltou a importância dessa iniciativa. “Todos os sistemas que a Sete desenvolve vão gerar proveito, tanto nas questões de manutenções e das inspeções, como para todo o aporte de tecnologia que os sistemas da Novacap vem desenvolvendo. Como o aplicativo de campo, com questões de inspeções, planejamento, programação, execução e estatísticas das atividades que foram desenvolvidas”, disse.

Entre os tópicos abordados estavam os possíveis problemas no planejamento de obras públicas, metodologias de criação e modelos de informação utilizados. Além de demonstrar o uso do BIM para solucionar problemas e sua importância nos certames realizados com base na Lei nº 14133/21, que trata das Licitações e Contratos Administrativos.

Para os colaboradores da Novacap, a ação foi um marco na empresa, como destaca a Coordenadora do Grupo de Trabalho para Construção de Unidades Hospitalares do DF, Maruska Holanda. “Para nós é um marco para que a empresa possa avançar no BIM. Isso vai exigir de nós muito treinamento e muita capacitação para entender todos os processos e o que precisamos avançar nos projetos. Mas isso faz parte da inovação que a empresa quer implantar e nós, como empregados, nos sentimos parte dessa inovação”.

Os benefícios esperados com a implementação da tecnologia e metodologia do Building Information Modeling ou BIM na Novacap são os seguintes:

• Comunicação e colaboração eficaz entre os projetistas;
• Maior celeridade no processo de análise de projetos;
• Maior confiabilidade, rastreabilidade de dados e informações sobre projetos;
• Maior acurácia na compatibilização dos projetos;
• Maior confiabilidade no desenvolvimento de orçamentos e cronogramas;
• Redução dos custos em obras públicas;
• Planejamento de obras de forma mais realista;
• Redução dos prazos para conclusão das obras;
• Redução de aditivos contratuais;
• Elevação do nível de qualificação da equipe técnica;
• Maior transparência e clareza de informações aos órgãos de controle;
• Fornecer informações necessárias ao proprietário da obra para ações de operação, manutenção, monitoramento e controle da edificação com maior eficiência e eficácia.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP