O que a Novacap faz, como as atribuições e atividades voltadas para atendimento ao cidadão e à comunidade em geral serão ainda mais transparentes
A Carta de Serviços ao Cidadão lançada pelo governador Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (25/03), por meio do Decreto 36.419/2015, determina que os órgãos do GDF elaborem, em 120 dias, o próprio catálogo de serviços. O documento será apresentado à Ouvidoria-Geral, subsecretaria da Controladoria-Geral do DF, e depois de aprovado, disponibilizado nos locais de atendimento e na internet.
O levantamento e a divulgação de todos os serviços disponíveis fazem parte do exercício da democracia dos órgãos e entidades públicas. Os serviços estão presentes no dia a dia da população e a Novacap parte agora para mais uma etapa em busca da excelência no atendimento ao público em geral.
A elaboração da Carta de Serviços significará ainda mais agilidade no atendimento à população, na avaliação de Fabiano Arsenio Soares, Ouvidor da Novacap. Segundo ele, o documento “irá definir quais são os serviços de competência da NOVACAP e também deixará claro as suas atribuições, aumentando assim a eficiência na hora de atender ao cidadão”, disse.
O canal de atendimento da Novacap à população acontece majoritariamente por meio de seu Disque Novacap, pelo telefone 34032626. Muitas vezes, a Novacap recebe solicitações que não são de responsabilidade da empresa. “Uma vez fomos acionados para fazer serviço de roçagem de um lote particular, que não é nossa atribuição”, relata.
Fabiano avalia como positiva a elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão, porque por meio dela “quando o cidadão entrar na página da Novacap vai poder saber com exatidão o catálogo dos nossos serviços e como proceder para acionar a empresa”, disse. Dessa forma há um ganho de tempo e de qualidade por meio da NOVACAP e do cidadão que já sabe a quem direcionar suas reclamações e/ou sugestões.
O Decreto nº 36.419/2015 que trata da Carta de Serviços do Cidadão foi publicado, nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial do DF (DODF) e determina também que cada órgão faça pesquisas periódicas de satisfação, assegurando a participação da população na avaliação dos serviços prestados. Um levantamento junto ao cidadão que servirá ainda para subsidiar a Novacap na tomada de decisões.
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