Governo do Distrito Federal
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10/03/23 às 9h21 - Atualizado em 10/03/23 às 9h36

Novacap participa do Dia da Ouvidoria celebrado pela CGDF

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A data celebra a importância do canal direto de comunicação entre o cidadão e os órgãos do GDF

 

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), realizou, nesta quinta-feira (9/3), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), um encontro especial para celebrar o Dia da Ouvidoria (16 de março). Com a presença dos servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos do Governo do DF, além de outros convidados, o evento foi para homenagear o protagonismo das ouvidorias na melhoria dos serviços disponibilizados para a população.

 

Na ocasião, os ouvidores tiveram a chance de relatar, em um bate-papo durante o evento, as práticas que desenvolveram para melhorar o serviço público e o atendimento ao cidadão. A ouvidora Maria do Socorro, chefe da Ouvidoria da Novacap, ressaltou as transformações nos atendimentos realizados na Companhia. “Foi minha primeira participação, representando a Novacap, empresa que amo e que presto serviços há 47 anos. Fui falar de um projeto que teve premiação, sobre a responsabilidade da Companhia nos atendimentos à população, sobre o nosso papel em receber as solicitações e trabalhar com amor e dedicação, para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, que recorre a Ouvidoria para resolver problemas diários. Reforcei o compromisso de saber ouvir, buscar soluções e continuar galgando um atendimento de excelência e eficácia na Ouvidoria da Novacap”, ressaltou.

 

A Data

 

O papel do Ouvidor surgiu para defender os direitos do cidadão, voltando a atenção do Estado para os problemas enfrentados pela população. O cargo é de grande importância para qualquer governo e até mesmo para instituições privadas, pois é o ouvidor, por meio da ouvidoria, que se torna o elo entre o cidadão e o governo.

 

Painel de Ouvidoria

Além de ser o canal entre governo e cidadão, a Ouvidoria preza pela transparência das informações. Por isso, desde 2020, o Painel da Ouvidoria​, vem se tornando a principal fonte de dados para jornalistas e população quando o assunto se refere a informações relativas às 100 ouvidorias e seccionais que fazem parte do Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO/DF), e que trabalham em rede utilizando o sistema informatizado OUV-DF.

 

O painel é inovador. Foi elaborado pelos servidores e colaboradores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). É o primeiro desse modelo – com alta resolutividade e uma ampla gama de filtros e possibilidade de extração dos dados – a ser implementado entre os estados brasileiros.

 

Anteriormente, no Distrito Federal, apenas os servidores e gestores dos órgãos do DF conseguiam visualizar em tempo real os relatórios gerenciais constantes no OUV-DF. Já a população em geral tinha acesso por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) ou, no caso da imprensa, pelas assessorias de comunicação das entidades. Agora, com o Painel Ouvidoria, todas as informações estão disponíveis em tempo real para quem quiser verificar.

 

O Painel Ouvidoria foi pensando também para os gestores do GDF, que podem ter acesso a todas as informações das demandas registradas pelo cidadão. Por meio do índice de resolução – baseado na resposta que o próprio cidadão dá à demanda por ele aberta – o gestor pode verificar como tem sido o andamento da demanda no órgão.

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