A capacitação faz parte do ciclo de ações de gestão de risco da Companhia voltado para a saúde e qualidade de vida dos empregados
Nesta terça-feira (19), a Novacap realizou o ‘I Seminário sobre prevenção e combate ao assédio na Administração Pública: implicações legais e impactos na saúde do trabalhador’, com a presença da palestrante Michelle Gomes Heringer Caldeira, especialista em ações preventivas ao assédio no ambiente corporativo, chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do DF (CGDF).
A capacitação faz parte do ciclo de ações de mitigação do risco Assédio na Companhia, voltado à prevenção, implicações legais e impactos na saúde dos empregados, promovido pela Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) em parceria com a Subsecretaria de Governança (SUBGOV), com o apoio do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP) e da Divisão de Segurança, Medicina e Assistência (DISMED), com certificação pela Escola de Governo (EGOV).
A iniciativa da Novacap em desmistificar o tema busca assegurar que os empregados possam contar com apoio psicológico, médico e administrativo. “Ficamos felizes em sermos nós, a Companhia, a trazer de forma espontânea uma abordagem tanto educativa, preventiva, quanto comportamental. Estamos também fazendo alterações importantes no Código de Conduta, para trazer maior segurança física e emocional aos empregados da Companhia.”, afirmou Elie Chidiac, diretor administrativo.
O programa da CGDF tem o propósito de disseminar o conhecimento sobre o assédio moral e sexual e as implicações e consequências da prática, no âmbito da administração pública do DF e nas relações interpessoais entre os gestores e empregados.
De acordo com a palestrante Michelle Heringer, “a formação e o conhecimento, na verdade, são formas de prevenção. Até para que as pessoas consigam compreender o que é um ato de gestão, o que é assédio moral, o que é o assédio sexual, como é essa dinâmica, como ela se dá dentro do ambiente de trabalho, combatendo a discriminação no trabalho. Então, é um momento como esse, que proporciona reflexões importantes, inclusive, para reconhecer se já sofreu assédio, ou se está presenciando, e até mesmo se a própria pessoa é um assediador em potencial. Porque às vezes, a pessoa não se considera um assediador e é, e existe acompanhamento psicológico tanto para quem sofre, quando para quem pratica.”.
O assédio sexual é definido, de forma geral, como o constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho, em que, como regra, o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja.
Já o assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Os dois casos são condutas que trazem danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
“A importância desse seminário é mitigar o risco de assédios na Novacap, inicialmente, por meio da disseminação da informação e qualificação dos empregados. Esse primeiro evento faz parte do Plano de Ação, elaborado pela CPPAD, porque sou a responsável pelo risco assédio na Empresa, e integra a Matriz de Risco e Integridade, desenvolvido pela SUBGOV. O primeiro passo foi disponibilização da cartilha do GDF, sobre o tema, na nossa intranet, seguido pela promoção da capacitação, que é o seminário, para que os gestores e empregados sejam esclarecidos do assunto e identifiquem ações assediadoras, para aí sim, efetivarmos a prevenção, antes de atuarmos no combate ao assédio na Novacap”, reforça Meire Cunha, presidente da CPPAD.
A palestra conta com uma certificação, de carga horária de 3h, expedido pela Escola de Governo (Egov).
Serviço:
Link para emissão do certificado
https://sistemas.df.gov.br/EGOV/Cursos.aspxh
Fotos: Kiko Paz
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300