Quem viu, viu. Quem não viu, agora só por fotografia. É assim que ficará registrado o Mané Garrincha, como se vê hoje. Ele se transformará no estádio que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e sofrerá uma grande reforma, a fim de atender as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Além disso, de acordo com o projeto, foram criados novos espaços para atividades múltiplas, culturais, esportivas ou comerciais de acordo com diretrizes do Governo do Distrito Federal.
Construído nos anos 70 e concebido para a prática do futebol e atletismo, o novo Mané Garrincha passará sua capacidade dos atuais 45.300 lugares, para aproximadamente 70 mil, número que ficará limitado em torno de 60 mil lugares para o público nos jogos da Copa, por determinação da Fifa. Uma série de intervenções será feita para se chegar a esse número e a maior delas, e de maior impacto visual, é com relação à cobertura do estádio.
De acordo com a Fifa, todos os locais para o público devem ser preferencialmente cobertos. Para atender a esse tópico, o Mané Garrincha passará a ter uma cobertura em estrutura metálica e membrana tensionada entre os cabos de aço da estrutura principal. Segundo o autor do projeto, o arquiteto Eduardo de Castro Mello, o sistema já é adotado em vários estádios na Europa e possibilita cobrir grandes áreas com uma solução tecnicamente correta.
Outra grande alteração será na arquibancada superior. Ela será reproduzida por todo o estádio, de maneira a fechar o anel da arena na parte de cima. A intenção é manter a mesma forma estrutural dos pórticos existentes, para reafirmar o estilo arquitetônico do projeto original, já incorporado ao visual de Brasília há mais de 30 anos.
A pista de atletismo que existe hoje será eliminada e o nível do campo será rebaixado em 4m. Essas medidas possibilitarão às arquibancadas superior e intermediária perfeita visibilidade do campo de 105m x 68m.
O local conhecido como geral também será demolido, para dar lugar à nova arquibancada inferior, bem mais próxima ao campo de jogo e com o dobro da capacidade da existente. As arquibancadas provisórias também vão ao chão, para permitir o fechamento do anel com as novas arquibancadas superiores. E, por último, a arquibancada do atual nível intermediário, que cederá a vez para a construção da nova tribuna de honra e camarotes vips, além da área de mídia com as cabines de transmissão de áudio e TV, estúdios, salas de trabalho e lounge. Tudo no nível térreo.
Três subsolos serão criados, para estacionamentos privativos para autoridades, equipes de segurança e mídia. Também abrigarão quatro vestiários para os jogadores, dois para árbitros, dois para gandulas, etc., a central médica, a sala de exames antidoping e as áreas de apoio exigidas pela Fifa.
Para o acesso de público, 12 rampas que chegarão às arquibancadas, inferior e superior, com largura de 6m e declividade de 8%, adequadas à circulação do público com segurança e conforto. As bilheterias estarão concentradas no nível térreo, no anel de circulação em torno do estádio, sendo uma no lado norte e outro no lado sul, com fácil acesso do público aos estacionamentos e terminais de transportes coletivos.
Números do novo Mané
Bilheterias
2 conjuntos
Lado norte: 23 guichês
Lado sul: 23 guichês
Portões de entrada e saída de público
Arquibancada inferior
Portões: 12
Catracas: 48
Arquibancada intermediária
Portões: 16
Catracas: 37
Arquibancada superior
Portões: 12
Catracas: 48
Sanitários do público
Arquibancada inferior
Feminino:
wc:196
lavatórios:252
Masculino
wc:126
mictórios:448
lavatórios:98
Arquibancada intermediária
Feminino:
wc:88
lavatórios:132
Masculino
wc:44
mictórios:154
lavatórios:66
Arquibancada superior
Feminino:
wc:200
lavatórios:100
Masculino
wc:120
mictórios:280
lavatórios:120
Bares para o público
Arquibancada inferior:10
Arquibancada intermediária:8
Arquibancada superior:14
Rampas de acesso
De público para as arquibancadas superior e inferior:12
De veículos para os subsolos: 2
Vestiários
Jogadores : 4
Árbitros: 2
Gandulas: 2
Atendimento médico
Jogadores / árbitros / autoridades: 1
Público: 1 central e 9 postos
Locais especiais para cadeirantes
Arquibancada intermediária pavimento térreo: 213
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300