Governo do Distrito Federal
22/03/22 às 8h15 - Atualizado em 3/11/22 às 14h52

Reforma da Feira Galpão do Gama está quase concluída

COMPARTILHAR

“Já são 90% de obras executadas, melhoria no local beneficiará cerca de 3 mil pessoas”

 

 

Relevante polo comercial da cidade do Gama, a Feira do Galpão, localizada no centro da cidade, passa por ampla reforma. Com mais de 30 anos de existência, é a primeira obra realizada no local por intervenção direta de um governo. O valor do investimento é de R$ 750 mil, recurso vindo do próprio Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Comerciantes e clientes estão bastante animados com os trabalhos de recuperação do local, iniciados em março de 2021. Até o momento, já foram executados 90 % de serviços que inclui troca total do piso, recuperação das calçadas, pinturas internas e externas, entre outras ações.

 

Quem frequenta o lugar desde o surgimento, em 1986, já sente a diferença. É o caso da aposentada, Silvina Ferreira Neri, 69 anos, 50 deles morando na região administrativa. “Eu já morava aqui quando a feira surgiu, frequento o lugar desde o começo e fico feliz de ver que estão cuidando bem deste espaço, que é muito frequentado”, comenta a aposentada e comerciante de produtos de beleza, Silvina Ferreira Neri, 69 anos.

 

“Foi uma bênção essa intervenção, o governador Ibaneis Rocha está fazendo aqui o que nenhum governador fez pela feira. Praticamente reformou todo o espaço”, agradece o presidente da Associação da Feira do Galpão, Antônio Cícero Aciole.

 

Os serviços de pintura, reforma e adequação de estruturas físicas da feira – que inclui ainda instalação de 250 metros de cerca metálica e construção de nova drenagem de águas pluviais -, estão sendo executados por mão de obra fornecida pela Novacap, com apoio diário de seis internos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Na manhã de quinta-feira (3), por exemplo, reeducandos davam retoques em portas, paredes e fachadas de uma das 94 bancas da feira.

 

 

Boa parte dos trabalhos foi realizada durante a pandemia, quando o fluxo de pessoas no local era bem reduzido ou quase nenhum. A expectativa é de que toda a parte da pintura externa seja concluída em cerca de dez dias.

 

Ainda falta ser feita a readequação de 40% do forro em locais específicos do teto e instalação da comunicação visual tanto interna – com banners padronizados de cada estabelecimento – quanto externa, com a fachada maior que vai levar o nome do espaço.

 

Ainda não há previsão de conclusão das obras na feira. A melhoria realizada no local vai beneficiar cerca de 3 mil pessoas, entre comerciantes e clientela, a maioria moradores do Gama.

 

“A gente entra aqui e sente logo de cara uma diferença enorme, mudou bastante. E ainda nem foram concluídas todas as obras. Estamos satisfeitos”, comenta o autônomo, Roberto Otaviano da Silva, 61 anos, há mais de 20 anos frequentador do espaço. “Só de ter trocado todo o piso, que era todo esburacado, feito de pedra ardósia, já foi um grande benefício, o ambiente está bem mais agradável para trabalhar”, destaca José Miranda, 54 anos, outro usuário do espaço.

 

Para a administradora regional do Gama, Joseane Feitosa, a valorização do espaço mexe não apenas com a autoestima dos feirantes e de quem frequenta a feira, como é o resgate importante do local. “Os feirantes e seus clientes estão muito felizes com essa obra porque é um lugar com alta rotatividade, importante para cidade, e a proposta do governo é de sempre cuidar e zelar pelos seus espaços”, diz a gestora. “A questão fundamental é sempre trazer melhoria para as cidades do DF”, avalia o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

Reforma da Feira Galpão do Gama está quase concluída

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300